Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

JMJ Lisboa 2023

Ana Catarina Mendes: angolanos desaparecidos "podem circular livremente pelo país"

01 ago, 2023 - 14:17 • Manuela Pires

Os seis jovens foram dados como desaparecidos esta segunda-feira pela Diocese de Leiria-Fátima. Forças de segurança que número de peregrinos em parte incerta subiu para 195.

A+ / A-

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, garantiu esta terça-feira que o Sistema de Segurança Interna (SSI) está a monitorizar a situação dos seis jovens angolanos que foram dados como desaparecidos esta segunda-feira.

À Renascença, a governante garante que os peregrinos estão em Portugal com visto e que, por isso, podem circular livremente pelo país.

“Aquilo que o SSI está a fazer é monitorizar e saber como estão as coisas e a seu tempo dará mais informações”, disse Ana Catarina Mendes, acrescentando que os jovens poderão ter querido visitar as suas famílias ou ficar em Lisboa, em vez de se deslocarem à diocese de Leiria-Fátima.

Os seis jovens foram dados como desaparecidos esta segunda-feira pela diocese, com o bispo da diocese angolana de Cabinda, D. Belmiro Chissengueti, a confirmar à Renascença que os peregrinos estão em parte incerta.

“Estive em Leiria com jovens e os que não se apresentaram lá ou saíram eram três ou quatro. E do grupo grande, que estava em Braga, saíram duas jovens da concentração”, disse.

A diocese de Leiria-Fátima comunicou que estava desaparecido um conjunto de 106 peregrinos de nacionalidade angola e cabo-verdiana acolhidos em três paróquias.

Fonte da diocese confirmou à Renascença que o desaparecimento dos 106 peregrinos, acolhidos em três paróquias, foi reportada à PSP e à GNR. Na segunda-feira, o SSI adiantou que todos estes se encontravam “devidamente inscritos no evento JMJ 2023"

Os peregrinos "terão entrado regularmente e por via aérea em território nacional, não tendo, no entanto, feito o check-in na Diocese de Leiria-Fátima conforme estava previsto", adianta o SSI.

Esta terça-feira, durante a conferência de imprensa diária das forças de segurança no centro de imprensa da JMJ, foi anunciado que subiu para 195 o número de peregrinos que não compareceram nas dioceses onde eram esperados para a Jornada Mundial da Juventude.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+