Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ensino Superior. Primeiro dia regista quase 13 mil candidatos

25 jul, 2023 - 15:12 • Lusa

Comparativamente ao ano passado, há, para já, mais 1.655 candidatos.

A+ / A-

Quase 13 mil estudantes apresentaram a candidatura ao Ensino Superior no primeiro dia do concurso nacional de acesso, que arrancou na segunda-feira com 54.311 vagas.

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior arrancou na segunda-feira e vai decorrer até 07 de agosto. No primeiro dia, apresentaram a candidatura 12.939 alunos, de acordo com os dados disponíveis no portal da Direção-Geral do Ensino Superior.

Comparativamente ao ano passado, há, para já, mais 1.655 candidatos.

Com um total de 54.311 vagas, as instituições de Ensino Superior tem mais 275 lugares disponíveis do que inicialmente anunciado e mais 671 do que no ano passado.

Os resultados da primeira fase do concurso nacional serão divulgados em 27 de agosto, mais cedo do que nos anos anteriores, de forma a assegurar um intervalo mínimo de 15 dias entre a colocação na primeira fase e o início das aulas.

Outra das novidades do concurso é a disponibilização, pela primeira vez, de um contingente prioritário de estudantes economicamente carenciados (beneficiários de escalão A da ação social escolar), com 2.028 vagas, para cursos em todas as instituições de Ensino Superior públicas.

Por outro lado, foi alargado, para cerca de 3.800 vagas, o contingente prioritário para emigrantes, familiares e lusodescendentes para a segunda fase, que começa a 28 de agosto.

No ano passado, entraram no Ensino Superior 50.315 estudantes através do concurso nacional de acesso, entre os mais de 61 mil candidatos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+