Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Segurança no Stop no Porto implica investimento de seis milhões

24 jul, 2023 - 19:59 • Lusa

Administrador do condomínio revelou o número no final de uma reunião com o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, para discutir uma solução para o Stop.

A+ / A-

O Centro Comercial Stop, no Porto, precisa de um investimento de seis milhões de euros para que sejam asseguradas todas as condições de segurança para a continuação da comunidade musical no edifício, revelou esta segunda-feira o administrador do condomínio.

Ferreira da Silva revelou o número no final de uma reunião com o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, para debater uma solução para o Stop, depois de na sexta-feira o autarca ter-se reunido com as associações representativas dos músicos desalojados do local pela Polícia Municipal.

Após revelar que o processo de licenciamento em curso é do condomínio e que este possui um orçamento de cerca de 190 mil euros - o documento apresentado na reunião com o autarca e que o município tornou público é de 2019 – o responsável precisou que esta verba “serve apenas para pagar as despesas”.

Sobre as obras necessárias, foi perentório: “As obras dificilmente serão feitas”, disse, divulgando logo de seguida que “o projeto de alteração implicava seis milhões de euros”.

A solução, segundo Ferreira da Silva, passa por “outras condicionantes mais acessíveis” que não obriguem a gastos “sumptuosos”.

“O grande problema do Stop são ‘sprinklers’, uma ventoinha que há nos tetos para injetar água em caso de incêndio e, isso, estamos a falar de um investimento muito grande [para a sua instalação), divulgou o responsável do condomínio.

Neste contexto, admitiu, o “condomínio não tem outra solução se não aceitar” as condições da câmara.

“Acho bem. Esclareceram-se alguns pontos e aceitamos o que a câmara pretende para a abertura do centro. Da nossa parte não há nenhum inconveniente”, disse sobre a solução para o imóvel que aloja “cerca de 140 proprietários”, contabilizou.

Reiterando que “não há proposta nenhuma de compra do imóvel” da parte da câmara, argumentou que o município “apenas mostrou interesse em resolver o assunto”.

O administrador afirmou-se “confiante” na reabertura em breve do Stop e que a exigida presença dos bombeiros, 12 horas por dia, à porta do centro comercial “pode implicar uma ou duas correções”.

Entretanto, a câmara divulgou os termos do acordo assinado hoje com Ferreira da Silva e que comprometem a administração a “adotar e fazer adotar comportamentos de segurança e de medidas de autoproteção e mitigação do risco de incêndio”.

Respeitar e fazer respeitar o horário de 12 horas de funcionamento do Stop, zelar pela correta utilização da instalação elétrica e colaboração com o regimento de sapadores e com a câmara fazem também parte do termo de compromisso e responsabilidade hoje assinado.

Na terça-feira, mais de uma centena de lojas do centro comercial Stop foram seladas pela Polícia Municipal “por falta de licenças de utilização para funcionamento”, justificou a Câmara Municipal do Porto.

Em conferência de imprensa, na quarta-feira, o presidente da Câmara do Porto garantiu que não vai autorizar a construção de "nenhum hotel" no local do centro comercial e que a compra do edifício pela autarquia não é viável.

A Câmara do Porto começou por apresentar duas alternativas para o realojamento dos músicos, nomeadamente a escola Pires de Lima e os últimos andares do Silo Auto, avançando depois para a solução do regresso com condicionantes, como a presença dos bombeiros no local, 12 horas por dias, exatamente o mesmo horário que o Stop poderá funcionar.

As duas associações estão a avaliar as propostas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+