Tempo
|
A+ / A-

Música também recebe ajudas europeias

27 mai, 2015 - 14:21 • Teresa Almeida

No espaço Euranet, destacamos o exemplo da Escola Profissional de Música de Espinho, que utilizou dinheiros da Europa para desenvolver o ensino da música em Portugal.

A+ / A-

Hoje vamos falar de como usar o dinheiro da Europa para a Educação. O Fundo Social Europeu investe cerca de 10 mil milhões de euros por ano em iniciativas concretas, que permitam aos cidadãos da União Europeia melhorar as capacidades e aposta na formação para facilitar o acesso ao mercado de trabalho.

No período de 2014 a 2020 Portugal vai disponíveis 7.500 milhões de euros. Ao longo dos anos, muitas têm sido as entidades a usar os fundos. É o caso da Escola Profissional de Música de Espinho que nasceu em 1989 para formar uma geração de músicos portugueses de excelência. Estão espalhados por escolas, universidades e orquestras, não só nacionais como europeias.

Na reportagem da jornalista Teresa Almeida fomos conhecer três exemplos de como o investimento na música, foi uma aposta ganha. Há cada vez mais jovens e com maior qualidade a sair das faculdades na área musical. A maior parte inicia o percurso bem cedo, e com vontade de fazer carreira no estrangeiro. Fomos encontrar muitos deles a investir num futuro no mundo das notas e dos sons, na Escola Profissional de Espinho.

Uma das duas escolas profissionais pioneiras na candidatura a fundos europeus para investir no ensino da música foi a Escola de Música de Espinho. A Renascença entrevistou o director pedagógico da escola. Alexandre Santos, admite que a ajuda europeia foi essencial para democratizar e criar excelência no panorama da música instrumental e de orquestra em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+