Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

1,2 milhões regressam à escola. Aulas de latim, grego ou mandarim são novidade

13 set, 2015 - 10:38

O ano passado ficou marcado pelos atrasos na colocação de professores.

A+ / A-

Mais de 1,2 milhões de alunos começam esta semana as aulas num ano em que os mais novos vão poder aprender, pela primeira vez, Latim ou Grego e os mais velhos Mandarim.

Este ano a escola começa cerca de uma semana mais tarde do que o habitual, segundo o calendário definido pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), que dá aos directores escolares a liberdade de escolher o dia em querem começar as aulas, entre os dias 15 e 21.

No total, serão 5.878 estabelecimentos de ensino que vão receber os cerca de um milhão e duzentos mil alunos da rede do ensino público, segundo os dados mais recentes.

Depois de o ano passado ter ficado marcado pelos atrasos na colocação de professores, este começa com boas notícias no ensino das línguas mas também com problemas em torno do ensino artístico.

Pela primeira vez, os alunos mais novos vão todos aprender inglês, mas também podem ter aulas e descobrir curiosidades sobre o latim e o grego, graças a um novo projecto de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas.

Outra novidade é a obrigatoriedade do ensino do Inglês para todos os alunos que agora entram para o 3.º ano.

A mudança obrigou à definição da habilitação profissional para leccionar inglês no 1.º ciclo e a criação de um novo grupo de recrutamento que esteve a decorrer durante todo o ano.

Entre os alunos do 9.º ano também há novidades no que toca ao Inglês, já que o teste concebido pelo departamento da Universidade de Cambridge passa agora a contar para a avaliação, com um peso na classificação final que será determinado por cada escola.

Já no ensino secundário, cerca de 400 alunos do 10.º ano dos cursos Científico-Humanísticos de 21 escolas vão poder aprender mandarim, que até agora existia pontualmente numa ou em outra escola.

Entretanto, as mudanças registadas no modelo de financiamento das escolas de ensino artístico especializado, que permitem aos alunos frequentar gratuitamente um curso de música ou dança, estão a preocupar professores, alunos e pais que se queixam de cortes de verbas.

O processo de colocação de professores está praticamente concluído, estando por preencher apenas 584 horários, cujo processo já está a decorrer.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+