Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto

APAF apresenta queixa de Pinto da Costa e Sérgio Conceição

27 fev, 2023 - 13:42 • Rui Viegas

Em causa estão as declarações do presidente e treinador do FC Porto após a derrota com o Gil Vicente.

A+ / A-

Veja também:


A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) vai apresentar queixa de Pinto da Costa e Sérgio Conceição, presidente e treinador do FC Porto, respetivamente, ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol após as declarações em direção da arbitragem na sequência da derrota dos dragões frente ao Gil Vicente, em casa.

Pinto da Costa pediu que se acabe com o vídeoárbitro (VAR), depois de um jogo em que os azuis e brancos terminaram a partida reduzidos a nove jogadores.

Em declarações ao Porto Canal, o líder dos dragões considera que se o VAR só atua para alguns, acabe-se com ele, por que está a desvirtuar a verdade desportiva.

“Perante a atuação do VAR de hoje e do VAR António Nobre no jogo último de Vizela [com o Benfica] eu acho e faço um pedido: Acabem com o VAR, porque haver VAR para uns e não haver VAR para outros, faz um sentido contrário da verdade do jogo”, afirmou Pinto da Costa.

"Se defende a verdade desportiva e se o VAR só atua para alguns e para outros não atua, acabe-se com o VAR, porque não está a fazer nada a não ser gastar dinheiro e a desvirtuar a verdade do campeonato", atirou o presidente do FC Porto.

"Mas, repito, a grande lição desta jornada é: acabe-se com o VAR. Para a verdade desportiva, acabe-se com o VAR, porque VAR para uns e não haver VAR para outros, acabe-se com isso. Aquilo que aconteceu é completamente desvirtuar a verdade do jogo", reforçou Pinto da Costa.

O líder dos dragões refere que "não trata os árbitros por tu", não os "chama à atenção" e "nem sequer com eles falamos, mas espera que "o Conselho de Arbitragem medite bem no que se passou nesta jornada e nas nomeações que fez".

"O Sr. António Nobre, como VAR, no jogo Benfica-Vizela influenciou o resultado, marcando um penálti contra o Vizela e agora em Vizela estava distraído, devia estar a ler os versos do António Nobre", atirou.

Sérgio Conceição pediu "rigor e visualizações para as duas equipas", em referência ao Benfica.

“Os jogadores deram tudo do princípio ao fim e os adeptos também, mas eles não precisam de palavras bonitas, querem é ganhar como eu. Foi uma noite em que tudo aconteceu ao contrário, e nos lances dúbios e importantes do jogo houve muito rigor e visualizações, acho muito bem, mas tem de ser para as duas equipas”, referiu.

O videoárbitro Bola Branca, Paulo Pereira, deu nota 1 à arbitragem de Rui Costa: “Concordo com o penálti, por falta de Uribe, mas não concordo com o vermelho direto a João Mário”.
No lance do vermelho a João Mário, do FC Porto, Marcano estava muito perto e, por isso, o "justo seria o cartão amarelo". Já o penálti de Uribe é justo. Há pisão evidente a Boselli, um segundo amarelo “não se aplica nesta situação”.
Aos 77 minutos, Pepe viu amarelo por uma entrada dura. Paulo Pereira concorda, mas recorda que já se viram cartões de outra cor em lances destes.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+