A marca alemã de vestuário desportivo Adidas está a participar numa acção de limpeza dos oceanos com o objectivo de desenvolver materiais a partir de resíduos de plástico para utilizar nos seus produtos.
Esta participação resulta da parceria com a iniciativa "Parley for the Oceans", e, de acordo com o anúncio feito esta segunda-feira pela Adidas, a marca vai retirar os sacos de plástico, de modo gradual, das suas quase três mil lojas.
"Parley" é um grupo de artistas, designers, músicos e cientistas que quer retirar os plásticos dos oceanos. A Adidas quer produzir roupas e sapatos a partir de plástico reciclado já a partir do próximo ano.
No ano passado, foi a holandesa G-Star Raw que trabalhou com o "Parley" para lançar uma linha de ganga feita a partir de resíduos plásticos do oceano.
São várias as grandes marcas que, neste momento, erguem as suas bandeiras éticas em reacção à pressão que grupos como o Greenpeace lhes têm colocado, com vista a diminuírem o seu impacto ambiental e para que melhorem as condições nas suas fábricas.
A sueca H&M, por exemplo, comprometeu-se a triplicar a quantidade de produtos produzidos a partir de fibras recicladas até ao final de 2015.
O plástico utilizado nos bens de consumo está na origem da poluição marítima e tem um “custo de capital natural” (medida utilizada para calcular os danos ambientais) de, pelo menos, 13 mil milhões de dólares por ano – segundo estimativa do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA, na sigla em português).
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