Tempo
|
A+ / A-

EUA

Pelo menos 22 mortos à passagem de tornado em Nashville, no Tennessee

03 mar, 2020 - 15:11 • Redação com agências

Tornado atingiu sobretudo a cidade de Nashville e arredores esta terça-feira de madrugada. Há vários feridos e pessoas ainda por resgatar e 44 mil residentes estão sem eletricidade.

A+ / A-
Pelo menos 19 mortos à passagem de tornado em Nashville, no Tennessee
Pelo menos 19 mortos à passagem de tornado em Nashville, no Tennessee

Pelo menos 22 pessoas morreram esta terça-feira à passagem de um tornado pela cidade de Nashville, na região central do Tennessee, nos Estados Unidos da América (EUA).

O tornado destruiu mais de 40 edifícios e um aeroporto, indicaram as autoridades locais. Além das mortes confirmadas, há vários feridos e pessoas ainda presas nos escombros dos edifícios.

De acordo com a Nashville Electric, ao final da manhã mais de 44 mil residentes continuavam sem eletricidade na cidade e em alguns subúrbios, após os ventos fortes terem destruído subestações e várias partes da rede de distribuição de energia.

Em comunicado, a empresa pediu às pessoas que tenham cuidado "com todos os cabos de alta tensão que foram derrubados" e "mantenham uma distância de segurança".

Segundo o chefe da polícia de Mt. Juliet, um subúrbio de Nashville, o "tornado obviamente forte" levou a que "múltiplas casas ficassem destruídas, várias pessoas feridas e algumas ainda presas", apelando à ajuda da população local para as detetar e acionar os meios de resgate.

No Twitter, a polícia pediu a todas as pessoas que fiquem em casa até ordens em contrário. "Se puderem ficar em casa, por favor façam-no. E tenham cuidado com cabos de alta tensão que tenham caído."

Devido aos danos causados, escolas, tribunais e outros serviços estão encerrados esta terça-feira. Contudo, as eleições dentro do Partido Democrata não foram afetadas pelo incidente.

O tornado não afeta a "super terça-feira"

O Tennessee é um dos 14 estados norte-americanos que hoje são chamados a votar nas eleições primárias do Partido Democrata, naquela que é conhecida como a "super terça-feira", o dia em que mais estados vão às urnas no processo de eleição do candidato presidencial da oposição.

Apesar do danos causados pelo tornado, as primárias avançaram como previsto. A votação começou uma hora mais tarde e algumas estações de voto foram movidas para outros locais.

[atualizado às 18h20]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+