Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Venezuela. 5º apagão do ano afeta todas as regiões do país

23 jul, 2019 - 07:03 • Lusa

O governo de Nicolás Maduro fala em ataque electromagnético. Grande parte do país, incluindo a capital Caracas, esteve às escuras.

A+ / A-

A Venezuela foi palco na segunda-feira do quinto grande apagão de 2019, que mantém às escuras todas as regiões do país, dificultando as comunicações móveis e fazendo regressar temores de novos apagões, noticiou a imprensa local.

"A falha afetou o distrito Capital e os Estados de Apure, Sucre, Bolívar, Guárico, Carabobo, Arágua, Monágas, Cojedes, Táchira, Zúlia, Anzoátegui, Portuguesa, La Guaira, Nueva Esparta, Miranda, Lara, Barinas, Mérica, Yaracuy, Delta Amacuro, Trujillo, Amazonas e Falcón", refere o diário El Nacional.

As autoridades venezuelanas já atribuiram o apagão a um ataque "eletromagnético".

Este novo grande apagão foi precedido por falhas elétricas que, ao longo de segunda-feira, afetaram também zonas da cidade de Caracas como La Candelaria, Avenidas Forças Armadas, San Bernardino, Bello Monte, José Féliz Ribas, Araguaney e El Aguacatico, entre outras, apesar de 24 regiões da Venezuela estarem submetidas a racionamento elétrico para "proteger" o serviço na capital.

O apagão obrigou o Metropolitano de Caracas a ativar os protocolos para a retirada de pessoas e a suspender o serviço nas três linhas. Como parte das emergências foram ativados autocarros de passageiros.

Longas filas de viaturas, inclusive em sentido contrário - até na autoestrada-, pessoas aglutinadas à espera de autocarros, trabalhadores a tentarem regressar a pé para casa e utilizadores a queixarem-se das dificuldades no serviço ferroviário marcaram a tarde de segunda-feira.

Um pouco por toda a cidade eram visíveis estabelecimentos comerciais e estações de abastecimento de combustível encerrados.

Através das redes sociais, utilizadores queixavam-se de dificuldades nas comunicações móveis no serviço de Internet.

O Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía, o principal do país e que liga a cidade de Caracas ao estrangeiro, foi também afetado pelo apagão.

A 7 de março último a Venezuela registou um grande apagão que deixou o país quase na totalidade às escuras e que, na maioria dos Estados, se prolongou por até sete dias.

A 25 de março pelo menos 16 dos 25 Estados da Venezuela, incluindo o Distrito Capital, ficaram às escuras. Quatro dias depois um apagão afetou 23 Estados da Venezuela.

A 9 de abril um novo apagão afetou quase toda a Venezuela.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+