Tempo
|
A+ / A-

Portugal pede ajuda a Espanha para combater incêndios

22 jul, 2019 - 17:42 • Redação

As autoridades espanholas vão enviar dois aviões pesados anfíbios, que poderão começar a operar ainda esta segunda-feira à tarde.

A+ / A-

O Governo português pediu ajuda a Espanha para combater os incêndios que deflagraram em Vila de Rei e Mação durante o fim de semana, anuncia o Ministério da Administração Interna (MAI).

As autoridades espanholas vão enviar dois aviões pesados anfíbios, que poderão começar a operar ainda esta segunda-feira à tarde.

"Portugal solicitou assistência bilateral a Espanha no quadro do Protocolo entre a República Portuguesa e o Reino de Espanha sobre Cooperação Técnica e Assistência Mútua em matéria de Proteção Civil", lê-se numa nota divulgada pelo MAI.

Na nota é ainda referido que Espanha disponibilizou "de imediato dois aviões pesados anfíbios, que deverão operar no incêndio de Vila de Rei já esta tarde".

Vários incêndios deflagraram no distrito de Castelo Branco ao início da tarde de sábado. Dois com origem na Sertã e um em Vila de Rei assumiram maiores dimensões, tendo este último alastrado, ainda no sábado, ao concelho de Mação, distrito de Santarém.

A área ardida em Mação e Vila do Rei é já de 69 quilómetros quadrados, o equivalente a quase duas vezes a área da cidade do Porto, que tem cerca de 41 quilómetros quadrados.

Os dados mais recentes, recolhidos pelo Sistema Europeu de Informação de Fogos Florestais (EFFIS), revelam que o incêndio que que começou nos distritos de Santarém e Castelo Branco no passado sábado já queimou um total de 6.959 hectares.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+