Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Apoiantes de Trump gritam “mandem-na de volta” durante comício. Presidente demarca-se

18 jul, 2019 - 20:41

Num encontro com apoiantes na Carolina do Norte, Donald Trump lançou mais um ataque contra congressistas democratas. A multidão respondeu pedindo que abandonem o país.

A+ / A-

Veja também:


Horas depois de os seus apoiantes terem gritado, durante um comício, palavras de ordem contra uma congressista natural de Somália - “mandem-na de volta” –, o Presidente norte-americano demarca-se do incidente.

Num encontro com apoiantes na Carolina do Norte, na quarta-feira à noite, Donald Trump lançou mais um ataque contra o grupo de congressistas democratas que lutam contra a política anti-imigração da Casa Branca.

Trump falava especificamente sobre Ilhan Omar, que acusou de olhar para o povo americano com desdém e de fazer “críticas antissemitas perversas”.

O discurso do Presidente foi, então, interrompido com gritos da audiência a pedir: “mandem-na de volta” para o seu país, replicando uma expressão utilizada por Trump durante o fim de semana na rede social Twitter.

Horas depois deste incidente, que mereceu críticas de vários quadrantes, incluindo de alguns elementos do Partido Republicano, Donald Trump distanciou-se da atitude dos seus apoiantes.

“Senti-me um bocado mal com isso”, disse o líder norte-americano aos jornalistas numa declaração realizada na Casa Branca.

Perante os repórteres, Donald Trump explicou que, após uma breve interrupção, retomou prontamente o seu discurso, apesar de nunca apelado à contenção dos seus apoiantes.

“Eu diria que não fiquei feliz. Eu discordo. Mas, novamente, eu não disse aquilo. Foram eles. E eu discordo disso", afirmou.

Ilhan Omar, cidadã norte-americana natural da Somália, é uma das quatro congressistas que Donald Trump “convidou” a deixarem os Estados Unidos e a “voltarem para os seus países”, por não concordarem com as suas políticas.

No discurso da última noite na Carolina do Norte, o Presidente voltou à carga: "eu tenho uma sugestão para os extremistas cheios de ódio que estão constantemente a tentar destruir o nosso país. Eles nunca têm nada de bom para dizer. É por isso que eu digo, ei, se eles não gostam, deixem-nos ir embora", declarou.

Em pré-campanha para as eleições presidenciais de 2020, Donald Trump aponta baterias à oposição democrata e endurece o discurso para tentar a reeleição.

O slogan "mandem-na de volta" suceder a outra expressão que marcou a campanha para as eleições de 2016, em que os apoiantes de Trump costumavam gritar "prendam-na" para a candidata democrata Hillary Clinton.

Esta semana, a Câmara dos Representantes aprovou uma resolução a condenar Trump pelos seus "tweets" racistas contra congressistas democratas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+