Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Economia portuguesa atinge novo recorde de endividamento. “É um sinal de alerta”

18 jul, 2019 - 12:52 • Redação

Números referentes ao mês de maio apontam para um endividamento superior a 729 mil milhões de euros.

A+ / A-

O endividamento da economia aumentou 3,4 mil milhões de euros em maio deste ano para os 729,6 mil milhões de euros. São dados divulgados pelo Banco de Portugal esta quinta-feira.

“Em maio de 2019, o endividamento do setor não financeiro situava-se em 729,6 mil milhões de euros, dos quais 328,5 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 401,1 mil milhões de euros ao setor privado”, revela o relatório do banco central. De acordo com o documento, a maior parte deste aumento deve-se ao setor público cujo endividamento cresceu 2,5 mil milhões de euros em maio.

Os números representam um sinal de alerta, diz à Renascença o economista João Cerejeira.

“É uma situação que seria bom corrigir. Isto é um sinal de alerta, nomeadamente para o próximo Governo que tomará funções ainda este ano”, diz.

Nestas declarações à Renascença, Cerejeira lembra o histórico recente da trajetória da economia portuguesa, destacando as cíclicas necessidades de ajuda externa.

“A economia portuguesa nas décadas passadas teve sempre uma intervenção do FMI, e na última foi da ‘troika’, após um período longo de manutenção de défices com o exterior e de aumento muito grande do endividamento”, recorda, admitindo que Portugal pode “cair num processo semelhante”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José campeã
    14 set, 2019 Vila real 21:33
    O Governo do Costa e de toda a GERINGONÇA, não fizeram outra coisa ao longo de quatro anos, a não ser: MENTIR AOS PORTUGUESES.
  • Amora de Bruegas
    07 set, 2019 Tomar 23:08
    Mais uma conquista da sábia governação socialista. Porque será que a RR é tão submissa a estes governantes?

Destaques V+