Tempo
|
A+ / A-

​Mochilas escolares pesadas? Ministério da Educação deixa conselhos a pais e professores

18 jul, 2019 - 11:25 • Cristina Nascimento

Mais de metade dos alunos transportam peso a mais às costas.A campanha de sensibilização "Mochila Leve" quer ajudar a mudar isso.

A+ / A-

O Ministério da Educação lançou esta quarta-feira uma campanha que tem como objetivo ajudar a reduzir o peso que os alunos carregam nas mochilas escolares.

No site que alberga a plataforma MEGA - Manuais Escolares Gratuitos estão disponíveis brochuras com conselhos dirigidos a pais, alunos, professores e diretores escolares.

No total, são cerca de duas dezenas de recomendações, que incluem medidas de planificação, gestão do material escolar e iniciativas que podem envolver os encarregados de educação.

Entre os conselhos dirigidos aos alunos e encarregados de educação, destacam-se os seguintes:

  • Adquirir mochilas ergonomicamente adequadas.
  • Utilizar materiais leves e sustentáveis, sempre que os alunos levem lanche para a escola.
  • Adquirir materiais leves (estojos, cadernos e outro material auxiliar).
  • Optar por cadernos ou dossiês que permitam que se utilize um caderno único ou separadores.
  • Verificar se só são transportados o material escolar e os equipamentos (eletrónicos, informáticos, brinquedos, etc.) úteis e estritamente necessários.
  • Verificar se o material que já não seja utilizável é retirado da mochila.

A tutela recomenda ainda que se opte por mochilas com rodas (tipo trolley). No entanto, se a opção foi mochila de alças, deve-se ter em atenção aos seguintes conselhos: Usar a mochila carregada à altura do dorso (parte média das costas); usar a mochila às costas com as duas alças sempre colocadas; usar a mochila o mínimo tempo possível às costas e distribuir adequadamente o material escolar dentro da mochila, colocando o mais pesado junto às costas.

Já para as escolas e os professores, os conselhos passam por incentivar o uso dos cacifos, planear as aulas de forma a que os livros possam ou ficar na escola ou serem transportados apenas aqueles que de facto vão ser usados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+