Tempo
|
A+ / A-

​Bebé Matilde vai deixar o hospital

17 jul, 2019 - 23:00 • Redação

O anúncio foi feito pelos pais da menina, que sofre de atrofia muscular espinal (AME), numa mensagem divulgada na rede social Facebook.

A+ / A-

A bebé Matilde, que esteve na origem numa das maiores campanhas solidárias em Portugal, vai deixar o hospital esta quinta-feira.

O anúncio foi feito pelos pais da menina, que sofre de atrofia muscular espinal (AME), numa mensagem divulgada na rede social Facebook.

“Trago boas notícias, amanhã já vou para casa, os papás já estão prontos para cuidar de mim em casa”, refere a publicação.

Os pais dizem que ainda não têm novidades sobre o medicamento inovador Zolgensma, que está a ser analisado pelo Infarmed, mas prometem estar atentos.

"Ainda tenho um longo caminho a percorrer, mas o facto estar de em casa é melhor para mim. Obrigada a todos vocês que nos acompanham, pela a vossa preocupação e carinho”, refere a família da bebé Matilde.

Uma campanha solidária conseguiu angariar dois milhões de euros necessários para a criança ser tratada nos Estados Unidos com o medicamento Zolgensma, que ainda não foi aprovado pela Agência Europeia do Medicamento.

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento explicou, depois, que se a equipa clínica que acompanha a Matilde formalizasse um pedido, o medicamento poderia ser comparticipado pelo Infarmed.

Os médicos apresentaram um relatório que está agora a ser analisado pelos responsáveis do Infarmed, mas a bebé vai começar a ser tratada com o Spinraza, um medicamento já existente em Portugal, que vai ajudar a travar a doença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+