Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ANAFRE responde ao coordenador do Livro Verde

Retirar direito de voto a presidentes de junta obrigaria a revisão constitucional

17 jul, 2019 - 14:59 • Henrique Cunha

Deputado Paulo Trigo Pereira diz que o objetivo é evitar que se alterem os resultados eleitorais nas assembleias municipais, através da formação de maiorias diferentes. Presidente da Associação Nacional de Freguesias estranha não ter sido ouvido sobre o assunto.

A+ / A-

A Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) rejeita a ideia dos presidentes de junta de freguesia deixarem de ter direito de voto nas assembleias municipais. A sugestão é do deputado Paulo Trigo Pereira, coordenador do livro verde para a reforma da democracia municipal.

Pedro Cegonho, presidente da Associação Nacional de Freguesias, diz que uma solução diferente da atual obrigaria a uma reforma Constitucional. “De facto, se caminhar no sentido de os presidentes de junta não terem poder de voto na assembleia municipal, então, não faz sentido a Constituição determinar que os presidentes de junta a integrem. Então, para isso, terá de existir uma reforma constitucional que crie um outro órgão ao nível do município.”

Em declarações à Renascença, Pedro Cegonho estranha o facto da ANAFRE e da Associação Nacional de Municípios não ter sido ouvido sobre o assunto: “Estar ao lado de um estudo que eu não conheço, ao lado de um estudo onde não foi envolvida nem a associação nacional de freguesias, nem a associação nacional de municípios portugueses, parece-me completamente fora do habitual e saudável diálogo institucional que tem existido entre as associações do poder local em Portugal”.

Pedro Cegonho, que é também o presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique, refuta, por outro lado, a ideia de que exista instabilidade nas assembleias municipais decorrente do comportamento dos autarcas de freguesia.

“Não me parece que exista um foco de instabilidade que derive do facto de os presidentes da junta de freguesia terem inerência na assembleia municipal. Aliás, o que decorre da própria Constituição. Pôr em causa a presença dos presidentes de junta necessariamente teria que ser sujeito a uma revisão constitucional. E pôr em causa o direito de voto dos presidentes de junta, enquanto membros da assembleia municipal, é retirar a sua plenitude no exercício dessa função, a par dos deputados eleitos diretamente, precisamente nessa ótica de articulação entre município e freguesia”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+