Tempo
|
A+ / A-

​Câmara de Viana do Castelo admite retirar últimos moradores do prédio Coutinho à força

17 jul, 2019 - 14:57 • Lusa

Demolição do edifício está prevista desde 2000, mas ainda não foi concretizada porque os moradores interpuseram uma série de ações em tribunal. No prédio, viviam cerca de 300 pessoas, restando agora nove.

A+ / A-

Veja também:


O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, admitiu esta quarta-feira que os últimos nove moradores do prédio Coutinho poderão ser retirados "coercivamente", considerando que são "ocupantes ilegais" de seis frações do edifício.

"Tomaremos todas as decisões que estiverem previstas dentro da lei e dentro da lei está prevista a tomada de posse coerciva", referiu o autarca.

José Maria Costa sublinhou que a sociedade VianaPolis "está mandatada para retirar coercivamente os ocupantes ilegais de seis frações" e que poderá recorrer a essa medida, se tal se afigurar necessário.

"Daremos essa ordem", afirmou.

O prédio Coutinho é um edifício de 13 andares situado no Centro Histórico de Viana do Castelo que o Programa Polis quer demolir, considerando que choca com a linha urbanística da zona.

A demolição está prevista desde 2000, mas ainda não foi concretizada porque os moradores interpuseram uma série de ações em tribunal para travar a operação.

No prédio, viviam cerca de 300 pessoas, restando agora nove, que se mantêm no prédio ao abrigo de uma nova providência cautelar aceite pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga.

Para José Maria Costa, estas ações configuram "uma situação de manobras dilatórias consecutivas", que estão a prejudicar o interesse público em benefício de interesses privados.

Por isso, a VianaPolis está a fazer um levantamento dos custos resultantes do adiamento da demolição do "Coutinho" para avançar com uma ação em tribunal para ser ressarcida dos mesmos.

Custos que, segundo o autarca de Viana do Castelo, já ascendem a milhões de euros e que se relacionam não só com o funcionamento da VianaPolis como também com os prejuízos resultantes da não construção do mercado municipal, previsto para o local atualmente ocupado pelo prédio.

José Maria Costa lembrou que o financiamento comunitário para o novo mercado já se perdeu, devido ao não cumprimento dos prazos.

Entretanto, em finais de junho, a VianaPolis avançou com uma queixa no Ministério Público contra os moradores resistentes, por "usurpação de bens públicos".

"Estamos a assistir a um desrespeito por aquilo que é o interesse público", referiu o autarca.

O autarca deixou ainda um apelo aos últimos moradores para que saiam do edifício, lembrando que as frações "são da VianaPolis" e eles estão a ocupá-las "ilegalmente".

"As frações já foram adjudicadas pelo tribunal à VianaPolis", rematou.

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, afirmou esta quarta-feira, em Gondomar, que será apresentada após as férias judiciais a ação contra os últimos moradores no prédio Coutinho pelos custos causados ao Estado com o adiar da desconstrução do edifício.

Ainda de acordo com o ministro, a sociedade VianaPolis "custa cerca de 30 mil euros por mês".

"Aquilo que nós sentimos é que, desde outubro de 2016 até agora, a empresa não faz sentido de existir, por isso mesmo essa ação vai ser colocada no fim das férias judiciais", para responsabilizar quem obrigou ao prolongamento da existência da sociedade VianaPolis, frisou Matos Fernandes.

A sociedade VianaPolis é detida em 60% pelo Estado e em 40% pela Câmara de Viana do Castelo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vianense
    17 jul, 2019 Prédio Coutinho 19:00
    Ocupantes ilegais, uma ova! Enquanto houver Tribunais a aceitarem as providências cautelares postas pelos advogados destes, e enquanto o caso não transitar em julgado, estes moradores são inquilinos legítimos. Ilegal será o despejo pela força bruta dos jagunços enviados pela criminosa câmara de Viana. Um caso para o Marcelo dos afectos intervir.

Destaques V+