Tempo
|
A+ / A-

Sarampo

Alemanha vai punir quem não vacina os filhos com multas de até 2.500 euros

17 jul, 2019 - 13:17 • Agência Lusa

Medida vai entrar em vigor em março de 2020. Crianças não-vacinadas não poderão frequentar creches.

A+ / A-

O conselho de ministros da Alemanha aprovou esta quarta-feira a imposição de multas que poderão chegar aos 2.500 euros para os pais que decidam não vacinar os seus filhos em idade escolar contra o sarampo.

A decisão aprovada hoje entra em vigor em março do próximo ano e também impõe que as crianças em centros de refugiados sejam vacinadas, e inclui a exclusão de crianças não vacinadas do direito de frequentarem as creches.

“Queremos, dentro do possível, evitar que todas as crianças estejam expostas ao sarampo porque é uma doença altamente contagiosa e pode ter uma evolução muito má, às vezes fatal”, argumentou o ministro da Saúde, Jens Spahn.

De acordo com os dados oficiais, no ano passado registou-se no país um total de 543 casos de sarampo e este ano, até ao momento, já foram contabilizados mais de 400.

A decisão do Conselho de Ministros surge num momento em que na Alemanha, assim como na maior parte da Europa, vários grupos questionam a importância das vacinas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+