Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal campeão de hóquei em patins

João Rodrigues: "Sabíamos que tínhamos um grande guarda-redes e baixámos o bloco. Resultou em cheio"

16 jul, 2019 - 12:05 • Miguel Coelho , Rui Viegas com Inês Braga Sampaio (texto)

O capitão da seleção nacional de hóquei em patins reconheceu esta manhã, na Renascença, que "se estivesse do lado dos argentinos, estaria muito frustrado porque mereciam ganhar" a final do Mundial. Portugal beneficiou de dois fatores decisivos.

A+ / A-
João Rodrigues: "Argentinos foram melhores mas não tiveram sorte, nem o Girão"
João Rodrigues: "Argentinos foram melhores mas não tiveram sorte, nem o Girão"

João Rodrigues, capitão da seleção nacional de hóquei em patins, reconheceu esta terça-feira no programa As Três da Manhã da Renascença que, "se estivesse do lado dos argentinos, estaria muito frustrado porque mereciam ganhar" a final do Mundial. Mas Portugal teve dois trunfos.

Foram eles a sorte de Ângelo Girão, o guarda-redes português, que defendeu vários penáltis durante o tempo regulamentar e já no desempate por grandes penalidades. João Rodrigues destacou o papel do guardião do Sporting na conquista do título mundial e ainda o trabalho de equipa, que se encontrava fisicamente esgotada.

"Eu, se estivesse do lado dos argentinos, e como o jogo foi, estaria realmente muito frustrado, porque eles mereciam ganhar a final. Disso não há dúvida, eles foram melhores. No entanto, não tiveram a sorte do jogo, é mesmo assim, e não tiveram o Girão", assinalou o capitão.

Pragmatismo assente no guarda-redes

João Rodrigues salientou, também, que o facto de ter "um grande guarda-redes" permitiu a Portugal jogar "um hóquei não tão espetacular, mas muito cínico, muito pragmático, com uma defesa muito forte".

"Nós sabíamos que tínhamos um grande guarda-redes e baixámos o bloco defensivo, também para o poder proteger, para o poder ajudar, para ele se sentir confiante. A verdade é que resultou em cheio."

O capitão assumiu que os adeptos podem não estar "habituados" a ver Portugal jogar de forma pragmática, "mas o que é certo é que foi eficaz". João Rodrigues enalteceu ainda o trabalho de jogadores "tecnicamente muito evoluídos que meteram isso de lado em prol do pragmatismo".

A visita a Marcelo que traz tanto "orgulho"

A seleção nacional de hóquei em patins vai ser recebida esta tarde pelo Presidente da República, no Palácio de Belém, em Lisboa.

João Rodrigues, que já foi recebido em 2016, aquando da conquista do Europeu da modalidade, agradeceu a Marcelo Rebelo de Sousa a receção em Belém, que "é um motivo de enorme orgulho" para os jogadores.

"Para alguns é uma repetição de 2016. Lembro-me de que, na altura, nós dissemos que queríamos voltar. Lá está, vamos voltar -- agora com um título mundial, que era o que nos faltava", regozijou o capitão.

Por fim, João Rodrigues vincou que o hóquei em patins deve ser respeitado e estimado: "Temos de valorizar um desporto que faz tanta parte do nosso ADN e da nossa identidade. É um desporto que já deu tantas vitórias e tantas alegrias que temos de o estimar e aproveitar realmente este impulso dado pela seleção nacional, mas também pelo grande campeonato português que nós temos de hóquei em patins."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+