Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Produção de vinho do Douro vai aumentar. "Este vai ser um ano muito bom"

15 jul, 2019 - 18:01 • Olímpia Mairos

Aumento pode atingir os 23% face aos últimos cinco anos, atingindo as 288 mil pipas. Mas para assegurar estes números, vai ser precisa uma ajuda do clima até setembro.

A+ / A-

A produção de vinho na Região Demarcada do Douro (RDD) poderá crescer 23% este ano em comparação com as colheitas dos últimos cinco anos.

As previsões são da Associação de Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), que aponta para uma produção “a rondar entre 263 e 288 mil pipas de vinhos”. A produção declarada no Douro, na última vindima, foi de 199 mil pipas de vinho.

“Relativamente à produção dos últimos cinco anos, o aumento é da ordem dos 23%”, avança a diretora-geral da ADVID, Rosa Amador, advertindo, no entanto, que o resultado da próxima vindima vai depender “das condições climáticas e fitossanitárias que se registarem até setembro”.

As previsões do potencial de colheita são efetuadas com base no chamado modelo pólen, recolhido na fase de floração da videira, entre abril e junho, nas três subregiões do Douro: Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior.

A diretora geral da ADVID diz ainda que, em relação à qualidade, “este vai ser um ano muito bom", já que "não houve problemas fitossanitários e as uvas estão muito sãs”.

“Este foi um ano que correu bem aos viticultores", constata a responsável". Não foi um ano de grande pressão das doenças.”

Na semana passada, na zona do Baixo Corgo, foi registado um escaldão nas vinhas devido às elevadas temperaturas e à baixa humidade relativa, mas Rosa Amador refere que não há “elementos para dizer que vai ter efeitos na produção total”.

Há cerca de 16 anos que a ADVID faz a medição do potencial produtivo e, segundo Rosa Amador, “este ano será bom em termos de quantidade e qualidade”.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Malheiro
    18 jul, 2019 Lousada 23:38
    Douro, a região demarcada mais antiga do mundo, com os pergaminhos todos, e onde o vitucultor é mais mal pago pelos grandes. Aliás vende as uvas sem saber a quanto vai receber. Surreal... A ADVID deveria se calhar defender os interesses dos viticultores em relação ao preço que são pagas as uvas em vez de vir para as media com prognósticos ainda mais prejudiciais aos viticultores durienses, pois as grandes companhias aproveitam-se desses prognósticos para pagar ainda mais baratas as uvas. Até à vindima ainda falta 1 mês. Se não defenderem os pequenos e médios viticultores do Douro, em 20 anos, encontrarão muitas parcelas a monte. E ai o Douro Vinhateiro deixa de ser verde. Só sabe da realidade quem labora na região com muito esforço.

Destaques V+