Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo mestre dos dominicanos é o terceiro não-europeu a ser eleito em 800 anos

15 jul, 2019 - 11:56 • Agência Ecclesia

Frei Gerard Timoner tem 51 anos e é de nacionalidade filipina.

A+ / A-

A Ordem dos Pregadores (Dominicanos) reunida em Capítulo Geral no Vietnam elegeu, este sábado, frei Gerard Timoner como Mestre Geral da Ordem.

Frei Gerard Timoner, de 51 anos, é de nacionalidade filipina e pertencente à Província das Filipinas.

O novo mestre geral sucede a frei Bruno Cadoré e é o terceiro frade dominicano não-europeu a ser eleito como Mestre Geral nos longos 800 anos de história da Ordem

A Ordem dos Pregadores (Dominicanos) está em Capítulo Geral, de 9 deste mês até 04 de agosto, naquele país asiático, e o Provincial das Filipinas, o irmão Napoleon B. Sipalay Jr., é o porta-voz dos participantes deste encontro, e em declarações ao site da congregação dominicana recorda “o desafio” que o Papa Francisco tinha lançado a esta comunidade, para que “colocasse como prioridade o sofrimento de todas as pessoas do mundo”.

Espero que nas nossas comissões, especialmente na comissão dedicada à vida fraterna em que estou colocado, possamos discutir as matérias que são mais urgentes hoje (…) espero que possamos retomar esse fogo que tocou São Domingos e que esse fogo possa ser partilhado por todos neste Capítulo”, frisa aquele responsável.

Portugal também está presente nesta reunião magna dos dominicanos, com frei José Nunes e frei Filipe Rodrigues, lê-se numa nota enviada à Ecclesia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+