Tempo
|
A+ / A-

​Portugal é campeão do mundo de hóquei em patins

14 jul, 2019 - 18:48 • Inês Rocha , Manuela Pires , Ricardo Vieira Redação

Guarda-redes Ângelo Girão deixa apelo aos portugueses: "adorava que nos viessem receber ao aeroporto".

A+ / A-

Portugal é campeão do mundo de hóquei em patins. A seleção portuguesa bateu a Argentina por 2-1, nos penálties.

Depois de uma igualdade a zero no final do tempo regulamentar e no prolongamento, Portugal foi mais forte no desempate por grandes penalidades.

Durante a final no Palau Blaugrana, na Catalunha, o guarda-redes Ângelo Girão defendeu tudo o que havia para defender.

Este é o 16.º título mundial da formação das “quinas”. O título fugia aos portugueses desde 2003, quando ganharam em Oliveira de Azeméis. Fora de Portugal, não ganhavam desde 1993 e em Espanha só triunfaram uma vez, em 1960.

"Podem começar a fabricar" uma estátua para Girão

No final do jogo, em entrevista à RTP, o capitão João Rodrigues não colocou de fora a hipótese de construírem uma estátua para o guarda-redes Ângelo Girão, que teve uma exibição irrepreensível. "Podem começar a fabricá-la", brincou o jogador português. "Quando a gente chegar fazemos uma estátua para o menino".

O guarda-redes afirmou ter ido buscar força à equipa para vencer este jogo. "Somos uma verdadeira equipa. Apesar de jogarmos uns contra os outros durante o ano, somos amigos. E isso nota-se cá dentro. Fizemos das nossas fraquezas, do cansaço, força. Eles correram imenso, meteram-se à frente de todas as bolas, as que sobraram tentei parar. Fomos enormes, acho que fomos melhores que a Argentina", disse Girão à RTP.

Hélder Nunes, que na nova época vai atuar em Espanha, ao serviço do Barcelona, disse esperar que "Portugal esteja orgulhoso" da equipa. "Um jogo que fica 0-0, pode parecer contraditório mas foi um grande espetáculo".

"Tínhamos feito história, agora estamos na história", diz o jogador. "O hóquei em patins está vivo. Portugal é isto, são estas pessoas".

Já Miguel Vieira lembra que este "foi um jogo muito complicado. Ganhar em Espanha um campeonato do mundo, nem nos meus sonhos era possível acontecer. É um sonho de menino. Somos os campeões do mundo, é o que interessa", diz.

"Peço aos portugueses que nos venham receber"

O guarda-redes Ângelo Girão deixou ainda um apelo aos portugueses: "adorava que nos viessem receber ao aeroporto. Nós merecemos e os portugueses merecem festejar com esta taça", disse, em entrevista à RTP.

Os campeões mundiais regressam a Portugal esta segunda-feira, às 18h05.

Girão apelou também a Marcelo Rebelo de Sousa que receba a equipa de novo em Belém. Um pedido a que o Presidente da República já tinha acedido, ainda antes de formulado pelo guarda-redes. Marcelo felicitou os campeões mundiais pela vitória e adiantou que "irá recebê-los em Belém logo que possam, depois da chegada a Lisboa".

Também o primeiro-ministro e vários responsáveis políticos, como Rui Rio e Catarina Martins, deixaram mensagens no Twitter. Os três grandes, FC Porto, Sporting e Benfica também felicitaram os campeões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+