Tempo
|
A+ / A-

Técnicos de diagnóstico cumprem primeira de duas sextas-feiras de greve

12 jul, 2019 - 07:03 • Lusa

Reivindicações ligadas à carreira motivam esta paralisação que se reptirá dentro de uma semana, dia 19.

A+ / A-

Os técnicos de diagnóstico e terapêutica cumprem hoje a primeira das duas sextas-feiras de greve convocadas depois da rejeição no Parlamento de propostas que iriam por fim “às desigualdades na carreira” destes profissionais.

A greve está convocada para hoje e para a próxima sexta-feira, 19 de julho, pelo Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde na sequência do que diz ser uma cedência do PSD às “pressões do Governo” e um recuo na votação que poria fim a desigualdades na carreira dos técnicos de diagnóstico e terapêutica.

Com a greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica podem ficar comprometidos vários serviços de saúde públicos, como exames ou meios complementares de diagnóstico.

“A possibilidade de alterar o diploma de 2019, através das apreciações parlamentares apresentadas pelo PSD, BE e PCP em comissão parlamentar de Saúde, não aconteceu por um recuo estratégico do PSD, o qual só acentuará ainda mais as desigualdades relativamente a este grupo profissional”, referiu o sindicato numa nota divulgada na quinta-feira.

A comissão parlamentar de Saúde esteve na quarta-feira a votar as propostas de alteração a um diploma de 2009 que estabelece o número de posições remuneratórias das categorias da carreira de especial de técnico superior das áreas de diagnóstico e terapeuta e define as regras de transição.

Para o sindicato, o PSD impossibilitou a alteração legislativa que “poderia cessar com as desigualdades e injustiças na carreira” destes profissionais de saúde.

“O PSD apresentou um projeto de resolução em que requer um estudo ao Governo sobre o impacto orçamental das alterações que propõe, não sendo possível assim, antes das eleições e de existir um novo parlamento, fazer nada, caindo as propostas de alterações dos outros partidos, BE e PCP, que tiveram o voto contra do PS e abstenção do PSD e CDS/PP. Isto é inaceitável, o PSD cedeu à pressão do Governo, que condicionou o maior partido da oposição", refere o presidente do sindicato no comunicado.

O sindicato já tinha anunciado na quarta-feira que pondera novas ações de luta e de protesto, tanto pela via sindical como judicial.

Em entrevista à Renascença, a ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que, no tempo que lhe resta no cargo, ainda quer criar condições para que seja reforçado o número de assistentes técnicos no SNS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+