Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Liberais "bloqueiam" nomeação de nacionalistas húngaros e polacos para comissões do Parlamento Europeu

09 jul, 2019 - 23:46 • Redação

Grupo Renovar a Europa não quer eurodeputados que não respeitam os "valores comuns europeus" a liderar comissões parlamentares em Bruxelas.

A+ / A-

O grupo Renovar a Europa, que junta os liberais no Parlamento Europeu, vai bloquear todas as nomeações de eurodeputados eleitos pelos partidos nacionalistas PiS e Fidesz, de direita radical, para a liderança de comissões parlamentares.

A decisão foi aprovada esta terça-feira, por unanimidade, durante uma reunião do grupo Renovar a Europa.

Os liberais vão bloquear qualquer tentativa de eurodeputados eleitos pelo partido polaco PiS e pelo partido húngaro Fidesz liderem comissões no Parlamento Europeu.

Durante o anterior mandato do Parlamento Europeu foram adotados procedimentos, tanto no caso da Polónia como da Hungria, por “claras violações dos valores europeus”, argumentam os liberais.

“O Renovar a Europa baseia-se em valores que defendem a democracia e o Estado de direito. Amanhã, não vamos votar em candidatos para presidentes ou vice-presidentes que pertençam aos partidos no Governo de países sujeitos ao procedimento do artigo 7.º” do Tratado da União Europeia, afirma em comunicado o presidente do Renovar a Europa, o romeno Dacian Cioloş.

Os liberais estão, por exemplo, contra a nomeação da polaca Beata Szydło, para presidente da comissão de emprego e assuntos sociais.

O grupo apela ao Partido Popular Europeu (PPE), de direita, e aos Reformistas e Conservadores do ECR que indiquem para as comissões outros nomes “mais adequados” e que “respeitem os valores comuns europeus”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+