|
A+ / A-

Segurança informática

British Airways multada em 204 milhões de euros por roubo de dados de clientes

08 jul, 2019 - 09:57 • Lusa

Ataque informático expôs dados de 380 mil cartões de pagamento. Multa equivale a 1,5% da faturação da empresa.

A+ / A-

A British Airways anunciou esta segunda-feira ter sido multada em 204 milhões de euros pela agência britânica para a proteção de dados pessoais (ICO), na sequência do roubo de dados de centenas milhares de clientes da transportadora no ano passado.

"Estamos surpresos e desapontados” apontou, em comunicado, o presidente da British Airways, Alex Cruz.

“A British Airways respondeu rapidamente ao ato criminoso do roubo dos dados de clientes e não encontrou evidências de atividade fraudulenta nas contas afetadas por esse roubo", acrescentou.

O presidente executivo da IAG, Willie Walsh, à qual pertence a transportadora britânica, já anunciou a sua intenção de apelar contra esta multa.

A British Airways tem 28 dias para rebater a multa que equivale a 1,5% da faturação da empresa mundial no exercício encerrado em 31 de dezembro de 2017.

Entre o dia 21 de agosto e o dia 05 de setembro mais de 380 mil pagamentos à British Airways efetuados através de cartão eletrónico foram alvo de um “sofisticado” ato de pirataria informática.

Segundo a companhia de aviação os pagamentos afetados foram efetuados através da página da internet e da aplicação móvel da British Airways.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.