Tempo
|
A+ / A-

​Urgências de obstetrícia em Lisboa já não vão fechar à vez durante o verão

04 jul, 2019 - 20:27 • Redação com Lusa

"Chegámos à conclusão que seria preferível não o fazer e arranjar uma outra solução”, afirmou esta quinta-feira o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

A+ / A-

Volte-face. O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) disse esta quinta-feira à tarde que já “não vai haver”, entre julho e setembro, encerramento rotativo das urgências de obstetrícia de quatro das principais maternidades da zona de Lisboa: Alfredo da Costa, Santa Maria, São Francisco Xavier e Amadora-Sintra.

“Não vai haver [um sistema rotativo]. Nós tínhamos dito que essa era uma hipótese que estava em cima da mesa. A decisão não tinha sido tomada, também o dissemos reiteradamente”, referiu o presidente do conselho diretivo da ARS-LVT, aos jornalistas. E acrescentou: “Chegámos à conclusão que seria preferível não o fazer e arranjar uma outra solução”.

Ao mesmo tempo, em conferência de imprensa, Luís Pisco veio garantir que haverá reforço de pessoal, nomeadamente com a contratação de anestesistas, pediatras e obstetras, contratações essas que resolverão os problemas nas escalas durante o verão.

Fica, desta forma, cancelado o plano que propunha o encerramento de quatro urgências de obstetrícia em Lisboa durante o verão, a partir da última semana de julho e até ao final de setembro, de forma rotativa, devido à falta de especialistas.

O presidente da ARS-LVT não se compromete, para já, com o número de contratações a realizar, lembrando que está, por ora, a ser feito um levantamento (que se prolongará até final do mês) para avaliar quantos especialistas serão contratados para cada hospital em agosto.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+