Tempo
|
A+ / A-

​Padres de Vila Real são bicampeões nacionais da Clericus Cup

04 jul, 2019 - 14:30 • Olímpia Mairos

O torneio de futsal reúne padres de todo o país numa competição que une o desporto à alegria do dom sacerdotal.

A+ / A-

A equipa dos padres da Diocese de Vila Real sagrou-se bicampeã, esta quarta-feira, da "Clericus Cup", o campeonato nacional de futsal para padres.

A iniciativa, que completou a 14ª edição, acontece todos os anos e une desporto, oração e cultura, durante três dias de pausa nas atividades pastorais.

Os sacerdotes de Vila Real sagraram-se campeões, ao venceram a equipa dos padres vicentinos e alentejanos por 5-1, na final que se disputou no Pavilhão de Lousada.

“Nós queríamos muito ganhar este campeonato, porque a nossa diocese era campeã em título. Sempre que a nossa diocese participou, estivemos entre as melhores, mas este ano tínhamos um incentivo maior, devido ao nosso projeto ‘passa a bola, passa o Amor’ que queremos continuar”, conta à Renascença o padre Pedro Rei.

O sacerdote refere que “muitos jovens das nossas escolas esperavam isso de nós e puxavam por nós e, àqueles que ainda não contactaram com o projeto, também queríamos continuar a apresentar-nos como campeões nacionais. Por isso, teve um sabor especial”.

Mas há mais motivos para alegria da vitória, explica o padre Pedro. Desde logo porque, este ano, defrontaram na final os padres Vicentinos, “alguns deles são naturais, trabalham ou trabalharam na nossa diocese, mas também porque receberam “a taça das mãos do D. Manuel Linda, que teve um papel importante na formação de todos nós, foi nosso reitor e, tantas vezes, teve de lidar com as nossas boladas na sua janela”.

“E tínhamos prometido levar o título ao nosso novo bispo, D. António, para ter uma entrada vencedora”, confidência à Renascença.

Para o padre Pedro Rei, pároco no concelho de Montalegre, “mesmo que este torneio tenha uma componente física e de superação, tem também uma componente de recuperação sacerdotal, principalmente a nível do presbitério de cada diocese, que se une cada um em equipa e trabalha em equipa para alcançar uma meta, mas também a nível do presbítero nacional, pois é muito bom encontrar ano a ano os padres de outras dioceses e poder trocar experiências e correr ao lado deles, não só no campo, mas numa mesma vocação”.

O sacerdote de 37 anos acrescenta que a Clericus Cup, “acima de tudo” faz os participantes sentirem “o sacerdócio como dom”.

“Ao mesmo tempo, coloca-nos no meio do mundo, a praticar uma modalidade que o mundo aprecia e a mostrar-lhes que também sabemos estar no mundo e correr nas coisas do mundo de uma maneira comprometida e competitiva, mas também com alegria, respeito e fraternidade para com o outro”, explica o padre Pedro Rei.

No torneio participaram oito equipas, aproximadamente 100 padres, das dioceses de Vila Real, Viana Castelo, Braga, Porto, Lamego, Viseu, Guarda e Vicentinos/Alentejo.

Os sacerdotes de Vila Real lançaram este ano a iniciativa “Passa a bola, passa o Amor”, em que percorreram várias escolas do distrito para se encontrarem com os mais novos. Uma forma de mostrar como a fé também pode ser vivida através do desporto.

A iniciativa “Passa a bola, passa o Amor”, que vai ter continuidade no próximo ano letivo, contempla dois momentos. Começa com um jogo de futsal, a que se segue um workshop, em que cada um dos sacerdotes apresenta um âmbito diferente da missão.

“Nós somos todos diferentes, temos dons diferentes e movemo-nos em âmbitos diferentes, mas passamos o mesmo Amor, o mesmo Deus. Nós somos veículos diferentes de uma mesma mensagem”, explicam os sacerdotes de Vila Real.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+