Tempo
|
A+ / A-

Walkman completa 40 anos. O aparelho que revolucionou a forma como ouvimos música

02 jul, 2019 - 11:15 • Inês Rocha Redação

O ícone mais "cool" dos anos 80, que mudou os hábitos de consumo de música em todo o mundo, já é "quarentão".

A+ / A-

Se, hoje em dia, ouvir a música que queremos onde nos apetece é algo comum, há 40 anos a tarefa era bem mais difícil. Apesar de, na época, já existirem rádios portáteis e alguns gravadores de áudio a bateria, o adjetivo “portátil” não será o melhor para os descrever.

A 1 de julho de 1979, surgiu um aparelho que iria revolucionar a forma como ouvimos música: o Walkman, da Sony.

A primeira versão do aparelho foi feita a pedido do co-fundador da Sony Masaru Ibuka. O japonês era um amante de música e estava cansado de carregar consigo, em todas as viagens de negócio, o TC-D5, um pesado gravador de cassetes. Ibuka queria um aparelho portátil mais prático, que pudesse levar consigo e lhe permitisse ouvir música durante os voos que frequentava.

Apesar de o protótipo criado após o seu pedido não ser ideal, na perspetiva do empresário, Ibuka ficou maravilhado. Quando enfrentou resistência de outros executivos, o responsável da Sony defendeu a ideia: “não acham que um reprodutor de cassetes que possam usar quando estão a andar por aí é uma boa ideia?”

Dirigido a estudantes japoneses, custava cerca de 40,000 yen, o equivalente a 150 dólares, um valor acessível a poucos na época (se ajustarmos a inflação, o valor hoje em dia seria de quase 500 dólares). As primeiras vendas atingiram apenas as primeiras três mil unidades.

No entanto, após uma grande campanha de marketing, o Walkman tornou-se um fenómeno global e revolucionou o mercado do áudio.

Durante a década de 80, foram lançados outros modelos, como o WM-2, WM-20 e o WM-109, que vendeu 20 milhões de unidades.

A nova revolução que pôs fim ao reinado do Walkman

Logo em 1984, uma nova invenção veio mostrar como seriam os próximos anos, de evolução tecnológica cada vez mais rápida.

O primeiro Discman, que substituía as cassetes pelos CDs, popularizou-se em 1988, com o modelo D-20.

Anos mais tarde, em 2001, surgiu uma nova revolução: o iPod da Apple, o primeiro aparelho que permitia fazer “upload” de músicas de forma digital.

Sem conseguir concorrer com a era digital, a Sony anunciou que iria parar de produzir Walkmans em 2010.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+