Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Morreu o historiador e jurista António Hespanha

01 jul, 2019 - 18:56 • Redação

António Manuel Hespanha faleceu na Fundação Champalimaud, em Lisboa, vítima de um cancro.

A+ / A-

O historiador e jurista António Manuel Hespanha morreu esta segunda-feira, confirmou a filha ao jornal “Público”. Tinha 74 anos.

António Manuel Hespanha faleceu na Fundação Champalimaud, em Lisboa, vítima de um cancro no cólon.

O catedrático nascido em Coimbra, em 1945, escreveu duas dezenas de livros e mais de centena e meia de artigos científicos, sobretudo nas áreas da História, História do Direito e teoria do Direito.

Entre as suas obras está "As Vésperas do Leviathan. Instituições e Poder Político em Portugal no século XVIII", a sua tese de doutoramento sobre o sistema de poderes das monarquias tradicionais europeias.

Mais recentemente, publicou o livro "Filhos da Terra, Identidades Mestiças nos Confins da Expansão", onde retoma os temas da história colonial.

Foi professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Recebeu os graus de Doutor Honoris Causa pelas universidades de Lucerna, na Suíça, e Federal do Paraná, no Brasil.

Foi comissário geral para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses (1997-2000), diretor-geral do Ensino superior (1974), membro do Instituto Histórico-Geográfico do Rio de Janeiro (2003) e de conselhos científicos e conselhos editoriais de diferentes instituições e publicações universitárias.

Recebeu o Prémio Universidade de Coimbra (2005) e as insígnias de Grande Oficial da Ordem de Santiago (2002).

Foi membro externo do Conselho Geral da Universidade de Coimbra e sócio correspondente da Academia Nacional de História da Argentina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+