Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seis maneiras de evitar filas para tirar o Cartão de Cidadão ou passaporte

28 jun, 2019 - 11:30 • Inês Rocha

Tirar senhas online, recorrer a um Espaço Cidadão, aproveitar as últimas vagas ou fazer os documentos "online". Saiba como contornar as filas.

A+ / A-

O caos nas Lojas do Cidadão, que se tem verificado principalmente em Lisboa e no Porto, tem preocupado muitos cidadãos que precisam de renovar os seus documentos ou pedir o passaporte.

Para tentar evitar as filas que se formam a partir das cinco da manhã nos principais serviços, cuja responsabilidade o Governo atribuiu aos cidadãos, a Renascença dá-lhe algumas dicas.

1. Tire senhas online e evite as filas de madrugada

A aplicação Mapa do Cidadão, antes autónoma, está agora integrada no portal “ePortugal” e não precisa de ser descarregada. A aplicação disponibiliza senhas para os serviços prestados nas 54 Lojas do Cidadão de todo o país. No site, pode escolher o serviço mais próximo de si, clicar em "senhas" e ver quantas pessoas estão em fila de espera, o tempo médio de atendimento e o tempo médio de espera da última senha.

Depois, é só mandar uma SMS para o número indicado e, através do SIGA – Sistema Integrado de Gestão de Atendimento, receberá um SMS quando faltarem nove senhas para ser atendido.

O melhor é tirar uma senha logo de manhã, perto da hora de abertura, porque as vagas podem acabar cedo. A Renascença fez o teste e, em dois dias da semana, numa das Lojas do Cidadão mais centrais de Lisboa (Laranjeiras), as senhas para tirar Cartão do Cidadão e passaporte só acabaram ao fim da manhã. No entanto, noutro dos dias, às 9h30 já não estavam disponíveis.

No Porto (Antas), as senhas online para tirar o Cartão do Cidadão estiveram disponíveis até à hora de almoço.

2. Faça os seus documentos online

Que processos é possível realizar sem se deslocar a uma Loja do Cidadão?

  • A partir de dia 20 de junho, todos os cidadãos passaram a poder renovar o Cartão de Cidadão online. Mas para isso é necessário ter um leitor de smart cards (à venda em diversas lojas de equipamento eletrónico) e os códigos PIN do cartão ou uma Chave Móvel Digital.
  • Alterar a morada do Cartão de Cidadão (leitor de cartões ou Chave Móvel Digital necessários)
  • Cancelar o Cartão de Cidadão
  • Revalidar, substituir e pedir segunda via da carta de condução
  • Pedir Documento Único Automóvel e registar o seu veículo

3. Vá a um Espaço Cidadão

Caso não tenha acesso a um leitor de cartões, ou não se entenda com a internet, nos Espaços Cidadão há um apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.

Caso tenha mais de 25 anos e o seu Cartão do Cidadão ainda esteja válido, ou tenha caducado há menos de 30 dias, pode pedir a renovação num dos mais de 500 Espaços Cidadão espalhados pelo país. Só em Lisboa, são 53.

4. Fuja dos centros

Apesar de, mesmo aqui, nem sempre o atendimento ser rápido, pode tentar as Lojas do Cidadão nas periferias – segundo o portal Portugal.gov, os espaços mais procurados da região são a Conservatória do Registo Civil de Lisboa e as Lojas do Cidadão de Lisboa (Laranjeiras e Marvila).

5. Agende com antecedência

O tempo de espera para os agendamentos em Lisboa, através do site do Instituto dos Registos e Notariado, é superior a três meses.

No entanto, se agendar para as lojas nos arredores dos grandes centros urbanos, o tempo de espera é mais curto.

Ainda assim, para conseguir um agendamento em tempo útil, o melhor é fazê-lo com alguma antecedência.

6. Aproveite as últimas vagas das lojas

Nalgumas lojas, uma vez que o tempo de espera é longo e há várias desistências, os serviços disponibilizam mais algumas senhas ao final da tarde. Não é garantido, mas se tentar a sua sorte pode conseguir uma dessas senhas extra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rodrigo sa
    28 jun, 2019 Rio Meão 17:58
    E preciso alertar que para revalidar on-line e necessário ainda ter mais do que 60 dias de vaidade ate a data em que caduca. Cumprimentos
  • António Pereira
    28 jun, 2019 17:05
    Tirei o cartão de cidadão via net mas para levantar em Sesimbra demorou 3 horas em condições horríveis,instalações e sistema informático sempre parado.Tenham vergonha senhores políticos.

Destaques V+