Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Operação Marquês. Zeinal Bava veio de Londres para "esclarecer tudo" no tribunal

26 jun, 2019 - 19:53

O antigo presidente da PT ouvido no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, no âmbito da fase de instrução do processo.

A+ / A-

O antigo presidente da PT Zeinal Bava, um dos arguidos na Operação Marquês, manifestou esta quarta-feira a vontade de esclarecer tudo na fase de instrução do processo.

À chegada ao Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa, Zeinal Bava disse que "chegou o momento de, com serenidade, aqui no tribunal esclarecer tudo". "É isso que eu quero fazer", acrescentou.

Zeinal Bava lembrou que tinha o direito de não falar, mas dispôs-se a deslocar-se de Londres para Lisboa "para esclarecer tudo" perante o juiz de instrução Ivo Rosa.

O antigo presidente da PT está acusado por corrupção passiva, branqueamento de capitais, falsificação de documento e fraude fiscal qualificada.

Para o Ministério Público, entre finais de 2007 e 2011, Zeinal Bava recebeu mais de 25 milhões de euros através de uma sociedade do Grupo Espírito Santo.

Para a acusação, o ex-primeiro-ministro José Sócrates, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, antigo gestor da PT, terão recebido dinheiro para atuarem no interesse do ex-presidente do BES Ricardo Salgado na PT.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+