Tempo
|
A+ / A-

Orçamento de 2019 com excedente de 0,4% do PIB

24 jun, 2019 - 11:44 • Lusa

INE divulga dados relativos ao primeiro trimestre.

A+ / A-

Portugal registou um excedente orçamental de 0,4% do PIB até março, face ao défice de 1% no período homólogo, revela o Instituto Nacional de Estatística nesta segunda-feira.

Nos primeiros três meses do ano, o resultado é melhor do que a meta do Governo para o conjunto do ano, de um défice de 0,2%, segundo o INE.

De acordo com os dados divulgados, o saldo das Administrações Públicas, em contabilidade nacional (a que interessa a Bruxelas), foi positivo nos primeiros três meses do ano, situando-se em cerca de 178,5 milhões de euros – o que corresponde a 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB). E que compara com o défice orçamental de 1% em igual período do ano passado.

O INE explica que, face ao trimestre homólogo, a receita total aumentou 6,2%, uma subida superior à registada na despesa total, de 2,6%, nos primeiros três meses do ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.