Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Erdogan de novo "derrotado" em Istambul. Candidato da oposição repete vitória após anulação da primeira votação

23 jun, 2019 - 20:45 • Redação com Lusa

O resultado das eleições de março foi invalidado depois de um recurso do partido islamo-conservador do presidente Recep Tayyip Erdogan, o AKP, que alegou irregularidades.

A+ / A-

O candidato da oposição Ekrem Imamoglu ganhou este domingo de novo as eleições municipais em Istambul, após a anulação de uma primeira votação, infligindo ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, o pior revés eleitoral em 17 anos. Segundo resultados preliminares divulgados pela agência Anadolu, quando estão contados cerca de 99% dos votos, Imamoglu obteve 54,03% dos votos contra 45,09% do candidato apoiado por Erdogan, o antigo primeiro-ministro Binali Yildirim.

Estas eleições decorreram quase três meses após as municipais de 31 de março, ganhas também por Imamoglu, mas por apenas 13.000 votos, quando hoje terá obtido uma vantagem de 777 mil votos em relação ao seu rival.

O resultado das eleições de março foi invalidado depois de um recurso do partido islamo-conservador do presidente, AKP, que alegou irregularidades.

Hoje, Erdogan já felicitou o candidato da oposição, assinalando que aceita o resultado das eleições. "Felicito Ekrem Imamoglu que ganhou as eleições, de acordo com resultados não oficiais", afirmou Erdogan numa mensagem na rede social 'Twitter', horas após a divulgação dos resultados que apontavam o candidato da oposição como vencedor.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+