Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Saúde

Lei que restringe publicidade a alimentos menos saudáveis para crianças entra em vigor, mas atraso da DGS limita os efeitos

23 jun, 2019 - 10:04 • Redação com Lusa

As infrações à lei são punidas com coimas de 1.750 a 3.750 euros, em caso de pessoa singular, ou de 3.500 a 45 mil euros, se forem cometidas por empresas

A+ / A-

A lei que proíbe a publicidade de bebidas e alimentos com elevados níveis de sal, açúcar e gorduras em escolas, parques infantis, cinemas e outros locais frequentados por menores de 16 anos entra em vigor este domingo. No entanto, a Direção-Geral da Saúde (DGS) ainda está a finalizar o documento e por isso os efeitos práticos da legislação ainda não serão visíveis.

A notícia é avançada na edição deste domingo do jornal “Público”. De acordo com o jornal, a DGS, que tinha 60 dias para produzir e publicar o despacho que indica quais os produtos abrangidos pelas novas regras, ainda não concluiu o seu trabalho.

Em declarações ao jornal, Maria João Gregório, diretora do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da DGS, admite que esta é “uma responsabilidade da DGS e em particular do PNPAS”. Sem o despacho “não será ainda possível aplicar o que está disposto na lei porque não estão identificados os produtos” abrangidos.

Maria João Gregório garante que estão “na fase final do processo” e que a publicação do documento “não vai ficar muito distante do prazo que estava definido”.

À agência Lusa, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas explica que ainda estão a ser recolhidos pareceres sobre os alimentos que devem ter publicidade limitada. "Estamos a recolher pareceres e muito em breve será emitido o despacho", afirmou Graça Freitas.

As infrações à lei são punidas com coimas de 1.750 a 3.750 euros, em caso de pessoa singular, ou de 3.500 a 45 mil euros, se forem cometidas por empresas, cabendo à Direcção Geral do Consumidor fiscalizar o cumprimento das regras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+