Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

reportagem em rio de mel

​Encerramento de jardins de infância. “Fica-se aqui sem ninguém, sem escola, sem nada”

21 jun, 2019 - 11:19 • Liliana Carona

Três jardins de infância vão encerrar, no concelho de Trancoso, no próximo ano letivo. A falta de crianças ditou o encerramento em Rio de Mel, Reboleiro e Palhais. Um novo centro escolar, inaugurado esta sexta-feira, vai agregar todas as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo. A população de Rio de Mel, distante cinco quilómetros, não está satisfeita com a decisão.

A+ / A-

Rio de Mel, fica a cinco quilómetros de Palhais. Por ali já houve muito mel, muitas crianças e muita vida, contam os mais velhos.

“Se der duas voltas à aldeia, vai ser difícil encontrar mais alguém para entrevistar”, sorri António Santos, 89 anos, que não nega ter ficado descontente com a notícia de mais um encerramento na freguesia: o jardim de infância vai mesmo fechar portas.

Em Rio de Mel, a porta do jardim de infância ainda se abriu à nossa presença, mas professora e auxiliar não foram autorizadas a prestar declarações. Seguimos para ouvir a população. Armando Loureiro, 68, já viu fechar a escola primária há cerca de dez anos e, agora, o fecho do jardim de infância rouba-lhe a alegria dos dias. “Se as coisas não melhorarem, isto fica deserto, os mais jovens saem à procura de emprego, os velhos acabam, está tudo fechado. A malta não gostou, mas ninguém se opôs e agora não temos cá ninguém. Acho mal, gostávamos de ter cá as coisas, a população fica mais pobre, trazia mais vida. Fica-se aqui sem ninguém, sem escola, sem nada”, desabafa.

Armando há muito que não tem filhos a estudar, mas João Silva, 41 anos, tem o filho, de quatro anos, no jardim de infância de Rio de Mel. Enquanto trabalha no campo, está sempre de olho no pequeno, mas a vida vai mudar.

“Acho mal fechar, o jardim foi feito cá na terra, era para continuar, mas os que têm as divisas é que sabem. Ele deve ir de autocarro, mas ainda não sei o futuro. Era de continuar o jardim de infância”, diz, visivelmente desorientado.

Opinião diferente tem o presidente de Câmara de Trancoso, Amílcar Salvador, argumentando que os três jardins de infância não reuniam condições para mais um ano letivo. “Estes jardins de infância estavam a funcionar em instalações rudimentares e deficitárias. Nem refeitórios, nem bibliotecas, nem recreios cobertos tinham e, por isso, vamos concentrá-los todos em Palhais, num novo centro escolar”, revela.

O Centro Escolar da Ribeirinha, em Palhais, é inaugurado esta sexta-feira. Foi edificado em pouco mais de um ano, num terreno cedido pelo coronel Orlando de Campos Sobral.

O projeto de 640 mil euros foi elaborado pelos técnicos da câmara, candidatado a fundos comunitários, tendo a autarquia gasto pouco mais de 100 mil euros. A nova escola surge para dar resposta às freguesias mais longínquas da sede de concelho: Torre Terrenho, Sebadelhe da Serra, Rio de Mel, Vila Novinha, Castanheira, entre outras.

“Tem biblioteca, cozinha, recreio coberto, coisas que estas crianças nunca tiveram. Espaços e alimentação adequada sem apanharem frio ou chuva, esta escola tem capacidade para 60 a alunos, mas deveremos ter entre 25 a 30 alunos”, refere o autarca Amílcar Salvador. Descontentamento ou alegria pelas alterações, bom era que não faltasse de futuro, o mais importante: as crianças. “Grande é a poesia, a bondade e as danças, mas o melhor do mundo são as crianças”, conclui o autarca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+