Tempo
|
A+ / A-

Mourinho disposto a treinar seleções. Que equipas de topo podem recebê-lo?

19 jun, 2019 - 20:09 • Redação

O treinador português assumiu que, neste momento, se vê "mais numa seleção do que num novo clube". Há tronos que podem ficar, brevemente, sem rei e outros que não o têm.

A+ / A-

José Mourinho mudou de ideias e, afinal, está disponível para assumir, no futuro próximo, o comando técnico de uma seleção nacional. O treinador português não encontrou clube para a próxima época e uma perspetiva longínqua tornou-se possibilidade para o imediato. Quais são, então, as seleções de topo que podem receber Mourinho em breve?

"Neste momento, vejo-me mais numa seleção do que num novo clube. Quero experimentar novas competições e penso num Mundial ou Europeu", disse o técnico, em entrevista ao canal Eleven Sports.

A primeira que salta à vista é a Espanha, que esta quarta-feira ficou sem Luís Enrique, por motivos pessoais. O sucessor é o adjunto, Robert Moreno, embora a solução possa ser provisória.

A Argentina tem selecionador, Lionel Scaloni. Contudo, o treinador que começou como interino e passou a efetivo não é consensual e, caso Messi e companhia não façam boa figura na Copa América, a cadeira pode ficar livre.

O mesmo acontece com a seleção do Brasil, orientada por Tite. O técnico de 58 anos, que levou a canarinha aos quartos de final do Mundial 2018, parece seguro no lugar, para já. Porém, sendo a Copa América em terras brasileiras, uma má prestação poderá ditar o fim do reinado de Tite.

Um lugar que não é de topo, mas pode ser

Os selecionadores de Itália (Roberto Mancini), França (Didier Deschamps), Holanda (Ronald Koeman), Alemanha (Joachim Low), Inglaterra (Gareth Southgate) e Bélgica (Roberto Martínez) aparentam estar nos respetivos lugares para durar e com o apuramento para o Euro 2020 encaminhado - ou, no caso da laranja mecânica, perfeitamente ao alcance. A Croácia arrancou mal, mas já recuperou e, além disso, o crédito obtido por Zlatko Dalic, com a chegada à final do Mundial, deverá chegar-lhe até à próxima grande competição.

Nas mesmas declarações à Eleven Sports, questionado sobre se Portugal seria a seleção ideal para si, José Mourinho respondeu que "não necessariamente". E, para já, a confiança em Fernando Santos parece manter-se intacta, especialmente após a conquista da Liga das Nações.

Há mais uma seleção possível para José Mourinho. Trata-se da Sérvia, uma seleção que, embora não seja de topo, tem grande potencial, com jogadores como Kolarov (Roma), Matic (Manchester United), Milinkovic-Savic (Lázio), Tadic (Ajax), Jovic (Real Madrid) ou Mitrovic (Fulham). Ainda para mais, a Sérvia ficou, a 13 de junho, sem treinador, em face do despedimento de Mladen Krstajic.

A maioria das seleções mais importantes do mundo está apetrechada, todavia, a Copa América pode levar a uma dança de cadeiras. José Mourinho pode estar à espera da queda de um líder.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+