Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Casas para cristãos no Iraque, carros para catequistas na Bielorrússia. Saiba o que faz a fundação AIS com as doações

20 jun, 2019 - 11:00 • Filipe d'Avillez

Em Portugal a AIS angariou perto de três milhões de euros, um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

A+ / A-

Casas para cristãos no Iraque, apoio a seminaristas e religiosas em diferentes partes do mundo e automóveis, motos e bicicletas na Bielorrússia são alguns dos resultados concretos dos donativos que a fundação Ajuda à Igreja que Sofre recebeu em 2018.

Os resultados das operações da fundação foram apresentadas esta quinta-feira, dia do Corpo de Deus, pelo presidente executivo da organização, Thomas Heine-Geldern, em Roma.

Segundo a AIS, durante o ano de 2018 o total de donativos foi de 111,1 milhões de euros, que foram aplicados em mais de cinco mil projetos em 139 países. Tudo graças à generosidade de 300 mil benfeitores em todo o mundo.

Destes projetos, os que receberam mais apoio financeiro direto, quase 32% do total, foram os ligados à construção, nomeadamente o restauro de igrejas, conventos, seminários e mesmo casas de cristãos na Planície de Nínive, no Iraque. A região esteve sob o controlo do Estado Islâmico durante cerca de três anos e muita coisa foi destruída. Esta missão da AIS é vista como crucial para a manutenção da população cristã no Iraque.

Mas em 2018 a AIS também destinou cerca de 12,5% do seu orçamento na ajuda de emergência a refugiados, sobretudo no Médio Oriente e em África, e um valor igual no apoio à formação de padres e religiosos.

Segundo uma nota enviada pelo gabinete português da AIS, ao todo foram apoiados 12 mil seminaristas e 11 mil religiosas, o que equivale a uma em cada 60 irmãs religiosas em todo o mundo e 10% do total de seminaristas, que puderam assim continuar os seus estudos com o apoio dos benfeitores.

Por fim, a nota da AIS Portugal refere que foi feito um grande investimento em projetos de mobilidade, em países como a Ucrânia, India e Bielorrússia. Esta ajuda traduziu-se em 370 automóveis, 189 motas, 342 bicicletas, dois autocarros, dois camiões e dois barcos, que chegaram às mãos de padres, freiras, catequistas e leigos que assim conseguem realizar as missões que a Igreja lhes confiou.

Em relação a Portugal, a fundação registou um aumento de 5% de donativos, recolhendo mais de 2.97 milhões de euros.

A fundação Ajuda à Igreja que Sofre é uma organização oficial da Igreja Católica que tem por missão apoiar comunidades cristãs com as mais variadas necessidades em diferentes partes do mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+