Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Atletismo

Caster Semenya acusa IAAF de usá-la como "rato de laboratório"

18 jun, 2019 - 23:35 • Lusa

Bicampeã olímpica acusa a Associação Internacional de Atletismo de a ter utilizado num tratamento hormonal para reduzir os níveis de testosterona em atletas hiperandrogénicas.

A+ / A-

A atleta sul-africana Caster Semenya acusou, esta terça-feira, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) de a ter usado como "rato de laboratório".

Em comunicado, a bicampeã olímpica dos 800 metros acusa a IAAF de a ter utilizado num tratamento hormonal destinado a reduzir os níveis de testosterona em atletas hiperandrogénicas.

"No passado, a IAAF usou-me como um rato de laboratório, para observar como o tratamento que eles queriam que eu fizesse diminuía o meu nível de testosterona", denuncia a atleta.

Semenya refere que apesar de "o tratamento hormonal a ter feito sentir-se constantemente doente, a IAAF quer agora impô-lo a um nível mais elevado, sem conhecer os efeitos colaterais".

A atleta, que está em litígio com a IAAF, deixou uma garantia: "Não vou permitir que a IAAF me use a mim e ao meu corpo novamente".

No início de junho, Supremo Tribunal de Justiça da Suíça suspendeu temporariamente as regras da IAAF, que obrigam a que atletas hiperandrogénicos tomem medicação para reduzir os níveis de testosterona, sob pena de ficarem impedidas de participar nas competições.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+