Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Draghi responde a Trump. "Estamos preparados para usar todos os instrumentos necessários"

18 jun, 2019 - 18:06 • Sandra Afonso

Presidente norte-americano comparpou a zona euro à China.

A+ / A-

Veja também:


O Banco Central Europeu (BCE) tem um mandato para a inflação, não para a taxa cambial. É a resposta do presidente do BCE a Donald Trump, que arrasou o discurso desta terça-feira de Mário Draghi, em Sintra.

Draghi anunciou que o BCE está disponível para voltar a cortar os juros e para avançar com novos estímulos à economia, se necessário.

Estas declarações levaram o Presidente norte-americano a comparar a zona euro à China, por considerar que estas alterações na política monetária dão vantagens concorrências injustas aos países do euro, insinuando que estão a manipular o valor do euro.

Na resposta, Draghi foi curto e direto: “temos o nosso mandato, que é manter a estabilidade de preços, definida como uma taxa de inflação nos 2% ou logo abaixo desse valor, no médio-longo prazo. Já disse que estamos preparados para usar todos os instrumentos necessários para cumprir este mandato. E não temos como alvo a taxa de câmbio”.

Mário Draghi admite que o euro pode ser uma moeda tão importante como o dólar, mas para isso necessita de concluir a união bancária, necessita de um mercado único de capitais e ativos comuns seguros.

Sobre os estímulos anunciados durante a manhã, que incluem novos cortes nos juros, esta tarde Mário Draghi voltou ao tema, para reforçar que não é apenas uma possibilidade.

A própria incerteza é já um risco material, o BCE só não avança se não for necessário, “o trigger que podia sugerir a necessidade de agir já não é se algo adverso se materializar, mas antes na ausência de melhorias”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+