Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Platini detido por suspeitas de corrupção

18 jun, 2019 - 09:20 • Redação

O antigo presidente da UEFA terá favorecido o Qatar no processo de escolha do país organizador do Mundial 2022.

A+ / A-

Michel Platini foi detido, esta manhã, em França, por suspeitas de corrupção. A notícia foi avançada pelo site francês "Mediapart". O antigo presidente da UEFA é suspeito de ter favorecido a candidatura do Qatar para organizar o Mundial 2022.

Platini está detido em Nanterre, nos arredores de Paris, nas instalações do departamento de anticorrupção da polícia judiciária francesa. Claude Guéant, que foi chefe de gabinete de Sarkozy, também é suspeito, mas não foi detido. Foi inquirido pela polícia e, posteriormente, libertado.

De acordo com o jornal "Le Monde", Sophie Dion, antiga conselheira de Sarkozy, foi, igualmente, detida pelas autoridades francesas, por suspeita de corrupção ativa e passiva por pessoa que não exerce cargo público.

Banido do futebol

Michel Platini está impedido de ter qualquer atividade relacionada com futebol. O francês foi suspenso em 2016 das funções de presidente da UEFA, por ter recebido 1,8 milhões de euros da FIFA, em 2011, por um alegado trabalho de consultadoria realizado em 2002. O pagamento foi efetuado, mas não há qualquer contrato escrito que o justifique.

O Comité de Ética da FIFA começou por suspender o dirigente por oito anos. Pena reduzida para seis anos, pelo Comité de Recurso da FIFA e encolhida para quatro pelo Tribunal Arbitral do Desporto.

[notícia atualizada às 11h45]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Alberto Simões Costa
    18 jun, 2019 15:41
    "Como presidente da UEFA não estou nada contente com a sua (FC Porto) inclusão na Liga dos Campeões. Digo-o claramente. Durante o meu mandato, a UEFA vai lutar até à morte contra a corrupção" . Palavras deste senhor, em Junho e 2008 ao diário desportivo espanhol "Mundo Deportivo". A UEFA lutou ele foi o 1º a cair
  • Manuel
    18 jun, 2019 Moura 14:59
    Só agora ?

Destaques V+