Tempo
|
A+ / A-

Álvaro Amaro prescinde de imunidade parlamentar

17 jun, 2019 - 16:15 • Redação com Lusa

O eurodeputado do PSD diz-se disponível para colaborar com a justiça em casos em que é suspeito de tráfico de influências e corrupção.

A+ / A-

Álvaro Amaro está disposto a prescindir da imunidade parlamentar a que terá direito a partir do momento em que tomar posse como eurodeputado, no próximo dia 2 de julho, para responder perante a justiça num caso em que foi constituído arguido.

Em declarações ao jornal “Público”, o eurodeputado e ex-autarca da Guarda afirma que “jamais usarei o estatuto de imunidade parlamentar e estarei disponível para prestar todos os esclarecimentos”.

Militante do PSD e próximo de Rui Rio, Amaro viu o seu nome envolvido na “operação Rota Final” em que é suspeito de tráfico de influências, participação económica em negócio, prevaricação e abuso de poder e corrupção.

Na quarta-feira, uma nota publicada na página na internet da Procuradoria-Geral Distrital de Coimbra (PGDC) dava conta de que quatro pessoas, entre ex-autarcas, funcionários de autarquias e de uma empresa de transportes, tinham sido constituídas arguidas neste inquérito, que investiga um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública.

Nesse dia, a PJ realizou buscas a 18 câmaras municipais do Norte e Centro do país, sendo a operadora de transportes públicos Transdev também uma das visadas.

A nota da PGDC explica que a "investigação visa esclarecer os termos em que o Grupo Transdev obteve contratos e compensações financeiras com autarquias das zonas Norte e Centro do país".

"Em causa estão indícios de tráfico de influência, participação económica e corrupção, entre outros crimes. O inquérito encontra-se em segredo de justiça e as investigações prosseguem na Polícia Judiciária", acrescenta a nota da PGDC.

Entre as 18 câmaras municipais alvo de buscas encontram-se nove governadas pelo PSD: Almeida, Armamar, Braga, Fundão, Guarda, Oleiros, Sertã, Pinhel e Tarouca.

Sete municípios têm presidência socialista: Belmonte, Barcelos, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Oliveira de Azeméis e Soure.

A Câmara de Oliveira do Bairro é dirigida por um autarca do CDS-PP e a de Águeda por um eleito de um movimento independente.

A operação, com o nome de código "Rota Final", envolveu 200 elementos da PJ, entre inspetores, peritos informáticos, peritos financeiros e contabilísticos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+