Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moçambique. Arranca segunda fase de vacinação contra a cólera

17 jun, 2019 - 06:38 • Lusa

A passagem dos ciclones Idai e Kenneth provocaram a morte de mais de 600 pessoas e deixaram um rasto de devastação.

A+ / A-

As autoridades de saúde moçambicanas preveem abranger cerca de um milhão de pessoas na segunda fase de vacinação contra a cólera, que arranca esta segunda-feira, após os ciclones que atingiram o país em março e abril.

Surtos da doença atingiram cerca de 7.000 pessoas desde março e oito morreram na província de Sofala, centro do país, uma das mais atingidas pelas intempéries.

A primeira fase de vacinação decorreu em abril e a segunda, que hoje arranca, prevê chegar a 850 mil pessoas na província de Sofala (cidade da Beira e distritos de Búzi e Nhamatanda) e a 250 mil na província de Cabo Delgado (cidade de Pemba e distritos de Mecufi e Metuge).

As autoridades preveem que a vacina crie imunidade por um período de cinco anos, o que deverá travar a transmissão nas regiões onde a deterioração das infraestruturas e as águas estagnadas, resultado dos ciclones, representava um risco.

O ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique em março e provocou 603 mortos, enquanto que o ciclone Kenneth, que se abateu sobre o norte do país em abril, matou 45 pessoas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+