Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Japão pede aos EUA mais provas do envolvimento do Irão no ataque a petroleiros

16 jun, 2019 - 10:45 • Lusa

Governo de Tóquio acredita que as explicações de Washington não têm ajudado a "ir além da especulação".

A+ / A-

O Governo japonês pediu este domingo aos Estados Unidos mais provas para sustentar a afirmação de que o Irão é o responsável pelos ataques de quinta-feira contra dois petroleiros no Golfo de Omã.

Após o ataque aos dois navios, um japonês e um norueguês, os Estados Unidos imediatamente culparam o Irão pela agressão, apesar de Teerão ter declarado não estar envolvido e acusar Washington de uma “campanha iranofóbica”.

De acordo com o chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, a acusação é baseada em vários fatores: o tipo de armas usadas, o nível de conhecimento necessário para executar a operação e os recursos para agir com tal nível de sofisticação.

"Se ter o nível necessário de especialização é considerado um argumento convincente para determinar que foi o Irão, isso também se aplicaria aos Estados Unidos e a Israel", disse à agência Kyodo fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês.

Neste sentido, o Governo de Tóquio acredita que as explicações de Washington não têm ajudado a "ir além da especulação".

"Estas não são provas definitivas de que se trata do Irão", declarou à Kyodo fonte próxima do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe.

O ataque contra dois petroleiros ocorreu quando Abe estava reunido, em Teerão, com o líder supremo iraniano, Ali Khamenei.

"Os ataques afetaram seriamente a reputação do primeiro-ministro, que estava a tentar mediar o conflito entre os Estados Unidos e o Irão", disse a mesma fonte, salientando que, para Tóquio, "cometer erros na determinação dos factos seria inadmissível".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis Ribeiro
    16 jun, 2019 Faro 20:49
    O objectivo do ataque não foram os petroleiros. Foi precisamente o que o Japão estava a fazer: mediar o conflito. Naquela região existem paises que não estão interessados nessa mediação porque está interessados em algo muito diferente. Tudo isto é de tal forma encenado que basta ler os depoimentos da tripulação do petroleiro japones: o ataque veio do ar, disseram! E mais, o rombo que o barco apresenta é acima da linha de agua por isso nunca poderia ter sido causado por um torpedo.

Destaques V+