Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Festa da família. Patriarcado de Lisboa convida famílias para um dia de celebração e encontro

16 jun, 2019 - 08:40 • Ana Lisboa , com Rui Barros

Uma iniciativa da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa que este ano escolheu como tema “Família: Lugar de Encontro com Deus”.

A+ / A-

A Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa organiza, este domingo, mais uma edição da Festa Família, um dia festivo de celebração e encontro entre as famílias da diocese de Lisboa.

Desta vez, o local escolhido para a Festa Diocesana da Família foi o parque da Quinta das Conchas, no Lumiar, em Lisboa.

O objetivo é celebrar a família e sensibilizar a sociedade para a sua importância é o propósito desta jornada que já vai na sua sexta edição.

"Estão convidadas todas as famílias da diocese de Lisboa para se encontrarem, no próximo domingo, dia 16, na Quinta das Conchas, no Lumiar, na nossa Festa da Família. É uma festa que nós fazemos todos os anos, nesta altura, e tem várias motivações: uma delas é isso mesmo, celebrar a família", diz D. Manuel Clemente, numa mensagem vídeo publicada no YouTube.

"A Igreja é uma família de famílias e é exatamente na família de cada um que nós que aprendemos a viver nesta grande família que é a Igreja. A família cristã, que nasce do sacramento do matrimónio, tem uma graça especial que é preciso ver, celebrar, dar graças por ela, porque faz bem a todos: quer à Igreja, que a sociedade", acrescenta ainda o bispo.

“Vale muito a pena sublinhar a importância da família, não só sublinhar, mas também aqui criar estruturas, condições para que as famílias vivam a sua identidade, a sua vocação e a sua missão”, sublinha o responsável da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa.

O padre Rui Pedro Carvalho diz que o “objetivo desta festa é celebrar a família, fazer com que as famílias também se encontrem umas com as outras, dar a conhecer às famílias um conjunto de realidades eclesiais e serviços que estão também ao seu dispor, que as podem também ajudar neste caminho. E, ao mesmo tempo, também despertar nas famílias este desejo delas próprias se entenderem como sujeito de evangelização”.

O desafio lançado é que “as famílias no seu seio se entendam como igrejas domésticas e que descubram também algumas formas de oração. No fundo, criar no seio da família esta dinâmica da espiritualidade, de se encontrarem em Deus”.

Um dos pontos altos desta festa são os jubileus matrimoniais, com a bênção dos casais que celebram 10, 25, 50 e 60 anos de casamento.

O padre Rui Pedro admite que “era fundamental sublinhar também a importância da vivência do matrimónio e, nesse sentido, celebrar concretamente toda a vida familiar”.

Será durante a eucaristia que o Cardeal Patriarca irá abençoar os cerca de 200 casais presentes pelas suas bodas matrimoniais.

Na sua mensagem para esta festa, D. Manuel Clemente afirma que “será um belo dia pela beleza de cada família como lugar de vida convivida e Igreja doméstica de oração e partilha”.

E acrescenta “com toda a Diocese viveremos a liturgia como lugar de encontro com Deus e com os outros, sendo em cada família que esse encontro começa a acontecer, juntando gerações, sonhos e experiências compartilhadas”.

A Festa Diocesana da Família começa às 10h00. Estão previstas várias atividades, espaços de oração, uma feira familiar, festival da família com muita música e animação, um piquenique e termina com uma missa às 16h00.

[Notícia corrigida às 11h16 de dia 17]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+