Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sordo lidera rali da Sardenha num primeiro dia atribulado

14 jun, 2019 - 22:42 • Redação

Sébastien Ogier foi obrigado a abandonar, Latvala capotou e Thierry Neuville com vários azares ao longo do dia.

A+ / A-

O espanhol Dani Sordo, da Hyundai, chegou ao final do primeiro dia do Rali da Sardenha, oitava prova do Mundial, na frente da classificação, com 10,8 segundos de vantagem para o finlandês Teemu Suninen, da Ford.

O piloto da Hyundai terminou o dia com o tempo de 1:36.01h, numa jornada marcada pelos problemas sofridos por alguns dos principais favoritos na luta pelo título.

A começar pelo campeão, o francês Sébastien Ogier, que embateu numa pedra em Tergu, terceira das oito especiais do dia, partindo um braço da suspensão. O francês foi forçado a abandonar, devendo regressar este sábado no formato super-rally, com 25 minutos de penalização.

Também o finlandês Jari-Matti Latvala, da Toyota Yaris, que se afundou na classificação depois de capotar no sexto troço, o primeiro da tarde. O finlandês pôde continuar em prova, apesar do para-brisas partido, mas está em 49.º, a 18.27,5 minutos.

Já o belga Thierry Neuville, da Hyundai i20, sofreu vários azares ao longo do dia, que o atrasaram na classificação. Um furo, um pião e um radiador partido, após um toque numa vala, deixaram o belga, terceiro classificado do campeonato, na sétima posição, a 57,7 segundos do companheiro de equipa.

O dia ficou ainda marcado pelo cancelamento da sétima especial, após um problema de saúde sentido por um espectador, que precisou de assistência médica, o que obrigou a interromper o troço para a entrada das equipas de emergência.

No sábado, Dani Sordo beneficia da posição em pista e espera "lutar pela vitória". "Fomos consistentes ao longo de todo o dia. Ter partido tão atrás ajudou, claro, mas mesmo à tarde o ritmo foi semelhante", disse. Já o estónio Ott Tanak, da Toyota Yaris, que após o abandono de Ogier passou a ser o primeiro piloto em pista, estava satisfeito por ter perdido apenas 11,2 segundos para o líder.

Este sábado disputam-se mais seis especiais, num total de 142,42 quilómetros cronometrados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+