Tempo
|
A+ / A-

​Médicos de Coimbra e Vila Real reforçam oncologia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu

14 jun, 2019 - 21:34

"Nenhum doente será deslocado para Coimbra, a não ser que seja em causa de força maior", disse o autarca de Viseu no final de uma reunião com a ministra da Saúde.

A+ / A-

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) vai receber um reforço de médicos de Coimbra e Vila Real, para que os doentes oncológicos não sejam deslocados, anunciou esta sexta-feira o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques.

"Nenhum doente será deslocado para Coimbra, a não ser que seja em causa de força maior", realçou o autarca social-democrata, explicando que o centro oncológico de Viseu será reforçado "com alguns médicos de Coimbra e de Vila Real", que "irão prestar serviço até à normalização da situação".

Almeida Henriques falava aos jornalistas, em Lisboa, depois de uma reunião com a ministra da Saúde, Marta Temido, e a administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, no Ministério da Saúde, que serviu para analisar a situação do serviço de oncologia naquela unidade, após alertas de sindicatos e da Ordem dos Médicos.

De acordo com o município, os cerca de 1.400 doentes oncológicos do distrito não vão precisar de se deslocar a Coimbra para receber tratamento, como foi anunciado na quinta-feira, já que todos os serviços no centro oncológico estão a ser prestados.

Na terça-feira, sindicatos de médicos e a Ordem dos Médicos avisaram que o serviço de oncologia do CHTV está em rutura.

Em comunicado conjunto, o Sindicato dos Médicos da Zona Centro, o Sindicato Independente dos Médicos e a secção regional do Centro da Ordem dos Médicos explicavam que a situação tinha atingido "o ponto de rutura e que os colegas oncologistas assumem a incapacidade de garantir a consulta e tratamentos de quimioterapia para novos doentes".

O presidente da Câmara de Viseu destacou ainda a necessidade de haver um reforço de dois médicos especialistas, uma vez que dois profissionais estão de saída para aposentação.

"O que sabemos é que existe uma médica com 75 anos, existe uma médica que está de saída e que o conselho de administração conseguiu que ela se mantivesse até ao final do ano. Há objetivamente necessidade de reforçar pelo menos um a dois médicos de imediato nesta área", frisou, confirmando que, em julho, será contratado um médico em regime de prestação de serviços.

O autarca ressalvou ainda que haverá agora um reforço de horas por causa das férias, com médicos de Coimbra e de Vila Real, e que está em fase final um concurso para a colocação de um médico em Viseu.

"Está em fase final um concurso em que um desses médicos será colocado em Viseu, quase de imediato", salientou, precisando que a ministra da saúde garantiu que os doentes "serão tratados em Viseu, no Hospital São Teotónio [Centro Hospitalar Tondela-Viseu]".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+