Tempo
|
A+ / A-

"Rota Final". Rangel defende que Álvaro Amaro deve tomar posse como eurodeputado

13 jun, 2019 - 11:41 • Lusa, com redação

“A quantidade de deputados europeus que são arguidos é enorme”, lembra o cabeça de lista do PSD às eleições europeias.

A+ / A-

Leia também:


O cabeça de lista do PSD às europeias, Paulo Rangel, remeteu esta quinta-feira para a justiça os desenvolvimentos da investigação sobre Álvaro Amaro no âmbito da "Operação Rota Final", acrescentando que a sua condição de arguido não interfere com o acesso ao mandato de eurodeputado.

“Sobre estes assuntos eu comunico sempre da mesma maneira: as questões que têm a ver com a justiça, é a justiça que tem de as resolver, elas não devem interferir com a política e com o seu normal devir”, afirmou Paulo Rangel, em declarações à Lusa e Antena 1.

Em San Sebastián (Espanha), onde se realizaram as jornadas parlamentares do grupo Partido Popular Europeu (PPE), o líder da delegação social-democrata em Bruxelas manifestou o desejo de que tudo “se esclareça o mais rapidamente possível” e considerou que, por enquanto, as informações já divulgadas a propósito da operação “Rota Final” da Polícia Judiciária “são escassas e nada claras”.

Questionado se a constituição do antigo autarca da Guarda como arguido pode afetar a sua tomada de posse como eurodeputado, em 02 de julho, Rangel começou por responder: “Sinceramente, não me compete a mim em caso nenhum dizer isso”.

“A circunstância de haver uma investigação e de ter o estatuto de arguido – que, em certo sentido, é preferível a não haver estatuto nenhum – não tem nenhuma interferência com o exercício do mandato e o acesso ao mandato”, acrescentou.

Paulo Rangel referiu que “a quantidade de deputados europeus que são arguidos é enorme” e que, em muitos casos, “não houve nenhuma consequência nas suas vidas quando as coisas se decidem”.

“Há aqui várias pessoas com esse estatuto, sob investigação, umas acusadas, umas que pediram para levantar imunidade, outras que não pediram e foi levantada, outras que pediram para não ser levantada. Não há nenhuma razão para abrir aqui uma exceção com qualquer pessoa, uma vez que há uma experiência no passado que fala por si”, defendeu.

O eurodeputado e vice-presidente do grupo parlamentar e do PPE reiterou que a justiça e a política são “esferas separadas”.

“O que temos de fazer aqui é apenas aguardar e respeitar os tempos de cada um dos sistemas, político e de justiça”, defendeu.

O ex-autarca da Guarda, Álvaro Amaro, que em maio foi eleito para o Parlamento Europeu pelo Partido Social Democrata (PSD),foi constituído arguido no âmbito da "Operação Rota Final", um alegado esquema de corrupção que envolve 18 autarquias e a empresa de transportes Transdev.

Ao início da tarde de quarta-feira, a Renascença já havia apurado que o Ministério Público tinha dois grandes alvos nesta investigação: o grupo Transdev, cujas empresas faturaram 28 milhões de euros em negócios com as autarquias visadas na "Rota Final" nos últimos dez anos, e Álvaro Amaro, tido como "a figura central na ligação entre as várias partes sob investigação".

Poucas horas depois da operação ter sido desencadeada, uma nota publicada na página da internet da Procuradoria-Geral Distrital de Coimbra (PGDC) dava conta de que quatro pessoas, entre ex-autarcas, funcionários de autarquias e de uma empresa de transportes, tinham sido constituídas arguidas neste inquérito, que investiga um alegado esquema fraudulento de viciação de procedimentos de contratação pública.

Segundo a fonte policial, uma quinta pessoa, que se encontrava no estrangeiro, chegou na quarta-feira a Portugal e também foi depois constituída arguida.

Álvaro Amaro participou até quarta-feira de manhã nas jornadas parlamentares do grupo PPE, que se realizaram em San Sebastián (Espanha).

Na Câmara da Guarda, o vice-presidente do PSD Álvaro Amaro renunciou ao mandato para ser deputado ao Parlamento Europeu, na sequência das eleições de 26 de maio último, deixando a presidir o município o seu antigo vice-presidente.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    14 jun, 2019 Seixal 15:25
    O PSD no seu melhor, além de incompetentes também defendem os corruptos.
  • Frankie
    14 jun, 2019 Viseu 13:48
    Portanto e por essa ordem de ideias, o Sr. Sócrates tem toda a legitimidade politica e moral de se candidatar a cargos políticos? É isso, sr. Rangel? E assim perde a sua argumentação?
  • Petervlg
    13 jun, 2019 Trofa 17:20
    Tenham vergonha
  • João Lopes
    13 jun, 2019 14:49
    Agostinho de Hipona (354-430): «Um Estado que não se regesse segundo a justiça, reduzir-se-ia a um grande bando de ladrões». Apesar de tudo, temos boas razões para confiar na Justiça Portuguesa…

Destaques V+