Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA felicitam Portugal e sublinham laços de amizade e cooperação

10 jun, 2019 - 21:16

O secretário de Estado norte-americano considerou ainda Portugal um "parceiro valioso, um amigo e um aliado na NATO".

A+ / A-

O departamento de Estado norte-americano felicitou esta segunda-feira Portugal pela comemoração do seu dia nacional, sublinhando os laços de amizade e cooperação que unem os dois países.

Numa mensagem, divulgada hoje, o secretário de Estado, Michael Pompeo, desejou, em nome do povo norte-americano, "as maiores felicidades ao povo de Portugal no seu dia nacional".

Mike Pompeo lembrou que mais de um milhão de norte-americanos têm raízes portuguesas, considerando que Portugal e os Estados Unidos partilham "laços duradouros de amizade e aliança".

"A visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa aos Estados Unidos e o seu encontro com o Presidente [Donald] Trump, em junho de 2018, continuou a nossa tradição de próximas e frutíferas relações bilaterais, que remontam ao reconhecimento diplomático dos Estados Unidos por Portugal, em 1791", adiantou.

O secretário de Estado norte-americano considerou ainda Portugal um "parceiro valioso, um amigo e um aliado na NATO".

"Trabalhamos juntos para promover as nossas ligações culturais e históricas e a nossa prosperidade partilhada e garantir a nossa segurança conjunta", disse, manifestando a expectativa de continuar "no futuro" a reforçar a amizade e cooperação com Portugal.

Portugal assinala esta segunda-feira o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses, com festividades que decorreram durante a manhã em Portalegre e continuam hoje à noite e na terça-feira em Cabo Verde.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JMC
    12 jun, 2019 USA 21:01
    Sendo um cidadão americano, tudo que eu tenho a dizer ao governo de Portugal é ter cuidado ao lidar com o partido republicano dos EUA. Os políticos republicanos (inclusive Trump e Pompeo) não são confiáveis. Embora seja bom que Portugal e osEUA se deem bem, vigiem bem a vossa retaguarda.
  • Anónimo
    11 jun, 2019 13:24
    Portugal mantendo a tradição de estar de rabinho voltado para o criminoso imperialismo americano. Vergonhoso!

Destaques V+