Tempo
|
A+ / A-

Fátima acolhe peregrinação das crianças sob o lema "Façam aqui uma capela"

10 jun, 2019 - 10:36 • Redação com Ecclesia

O ponto alto do encontro é a missa celebrada pelo bispo auxiliar do Porto, que a Renascença acompanha em direto.

A+ / A-

O Santuário de Fátima volta a encher-se, nesta segunda-feira, para a habitual peregrinação das crianças. Este ano, o lema é “Façam aqui uma capela”, no âmbito do centenário da construção da Capelinha das Aparições.

“Queremos ajudar as crianças a descobrir a Capelinha como o coração do Santuário e meta de uma Igreja peregrina que aqui se reúne para viver e celebrar a sua fé, mas também para aprender, com Maria, a construir-se como povo de Deus”, refere o programa da peregrinação, citado pela agência Ecclesia.

“Façam aqui uma capela” foi o pedido de Nossa Senhora aos três pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta Marto – na aparição de outubro de 1917.

A capelinha foi construída em 1919, dois anos depois das aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos videntes, e a primeira Missa foi celebrada a 13 de outubro 1921.

A peregrinação das crianças é dinamizada pelo Departamento da Pastoral da Mensagem de Fátima. O ponto alto desta segunda-feira é a missa que celebrada pelo bispo auxiliar do Porto, D. Armando Esteves Domingues, às 11 horas.

Mas o dia começa com a saudação e oferta de flores a Nossa Senhora, às 9h00, e meia hora depois, as crianças podem assistir à encenação do tema da peregrinação, na Basílica da Santíssima Trindade, que repete às 15h00.

O Santuário de Fátima tem a decorrer a exposição temporária “Capela-Mundi”, dedicada aos 100 anos da construção da Capelinha das Aparições, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, até 15 de outubro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+