Tempo
|
A+ / A-

PSD propõe prisão até três anos para quem matar animais de companhia

08 jun, 2019 - 20:51 • Redação com Lusa

O objetivo da iniciativa do PSD é aperfeiçoar o quadro legal de maus tratos e abandono de animais de companhia criado em 2014, e completado em 2017 com a alteração do estatuto jurídico dos animais.

A+ / A-

O grupo parlamentar do PSD apresentou, na sexta-feira, uma proposta de alteração à lei para que passe a prever pena de prisão até três anos ou multa para quem mate animais de companhia.

De acordo com uma nota de imprensa hoje divulgada pelo grupo parlamentar do PSD, a proposta de projeto de lei visa criminalizar "a conduta de quem mate, sem motivo legítimo, animal de companhia", punindo-se igualmente a respetiva tentativa.

Para os sociais-democratas, a lei de 2014, que criminalizou os maus tratos a animais foi “um importante passo, fruto da evolução civilizacional decorrente de uma inegável consciência social generalizada apologista de uma maior protecção dos animais”, lê-se no projecto de lei apresentado pelo PSD, mas ainda há pontos a melhorar.

O objetivo da iniciativa do PSD, que, diz, vem responder a um conjunto de várias entidades, é aperfeiçoar o quadro legal de maus tratos e abandono de animais de companhia criado em 2014, e completado em 2017 com a alteração do estatuto jurídico dos animais.

A proposta visa "dissipar quaisquer dúvidas interpretativas que se têm registado na aplicação da lei", segundo os sociais-democratas.

"Através da presente iniciativa legislativa, propõe-se que a morte de animal de companhia não assente em prática veterinária ou em qualquer outra causa de justificação, ainda que provocada sem infligir dor, esteja expressamente incluída no tipo penal", justifica.

As dúvidas suscitadas estavam relacionadas com "a morte de animal de companhia ficar ou não fora do tipo penal previsto no artigo 387.º do Código Penal, quando esta constitui a conduta mais gravosa contra animais de companhia".

A verificar-se a alteração proposta, a morte dos animais de estimação ficará expressamente incluída no tipo penal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    12 jun, 2019 Trofa 17:33
    Existe pessoas a morrer a fome e idosos a serem mal tratados
  • Manuel
    10 jun, 2019 Valadares 19:05
    E já agora perpetua para os políticos corruptos..

Destaques V+