Tempo
|
A+ / A-

Noite da Literatura Europeia espalha por Lisboa leituras de obras de 14 autores

08 jun, 2019 - 09:50 • Lusa

João Tordo é o representante português neste evento, com o seu mais recente romance, "A mulher que correu atrás do vento", cuja interpretação fica a cargo de Ana Jordão e Vanessa Marques Oliveira.

A+ / A-

O evento literário mais internacional das Festas de Lisboa, a Noite da Literatura Europeia, realiza-se hoje, com a apresentação e representação de obras de autores como João Tordo, Olga Tokarczuk, Daniel Kehlmann, John Banville e Fionna Mozley.

A edição deste ano da Noite da Literatura Europeia vai concentrar-se na Colina de Santana, onde, em 15 espaços diferentes daquela zona histórica – do Centro Galego de Lisboa até à Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, passando pela Biblioteca de São Lázaro, pela Galeria Monumental e pelo Paço da Rainha – vão decorrer interpretações de excertos de obras europeias e leituras de poemas.

A sessão de abertura está agendada para as 18h00, nas Carpintarias de São Lázaro, tendo como convidado especial a Casa Fernando Pessoa e, como participantes, os poetas Golgona Anghel, José Luiz Tavares, Margarida Vale de Gato, Miguel Cardoso, Marta Chaves e Vasco Gato.

Depois, entre as 19h00 e as 23h30, terão lugar as diversas interpretações e leituras, com uma duração de 10 a 15 minutos, e que se realizam de meia em meia hora para dar ao público a possibilidade de assistir às várias apresentações.

Ao todo, são 14 os países representados nesta edição, onde não podia faltar um autor português, no caso, João Tordo e o seu mais recente romance, "A mulher que correu atrás do vento" (Companhia das Letras), cuja interpretação fica a cargo de Ana Jordão e Vanessa Marques Oliveira.

"Devias ter-te ido embora", do escritor alemão Daniel Kehlmann, editado recentemente em Portugal (Bertrand), "Viagens" (Cavalo de Ferro), da polaca Olga Tokarczuk, livro vencedor do Prémio Man Booker Internacional 2018, "Mrs. Osmond" (Relógio d'Água), do irlandês John Banville, e "Elmet" (Clube do Autor), da inglesa Fiona Mozley, são outras das obras em destaque nesta noite.

Judith Nika Pfeifer (Áustria), Dubravka Oraic Tolic (Croácia), Leopoldo María Panero (Espanha), Maria Turtschaninoff (Finlândia), Maylis de Kerangal (França), Christos Ikonomou (Grécia), Enrico Ianniello (Itália), Kamil Bouska (República Checa) e Radu Paraschivescu (Roménia) completam o rol de autores, cujas obras serão apresentadas.

A Noite da Literatura Europeia é organizada pela EUNIC Portugal, conta com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, e realiza-se no âmbito das Festas de Lisboa, em parceria com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) e a Junta de Freguesia de Arroios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+